L’Épicerie: jantar harmonizado

O L’Épicerie abre o calendário de jantares harmonizados com uma temática especial: vinhos da vinícola Morandé. O jantar, em parceria com a importadora Mise En Place, será nos dias 25 e 27 de janeiro, terça e quinta-feira, a partir das 19h.

Nesta harmonização, pratos tradicionais e releituras de clássicos da culinária francesa serão harmonizados com os vinhos da bodega chilena Morandé, que recebeu no mês passado pelo prestigiado Guia Descorchados o prêmio de Vinícola do Ano de 2022 do Chile, um reconhecimento que destaca o espírito dinâmico, aventureiro e disruptivo da vinícola ao longo de sua história de 25 anos. O jantar terá um custo de R$ 200,00 por pessoa + serviço.

Para acompanhar a Mise en bouche, Chèvre Chaud, uma salada de queijo de cabra que leva folhas, queijo de cabra quente sobre torradas e tomate seco, o fresco e crocante Morandé Terrarum Reserva Sauvignon Blanc 2020.

Na entrada, um clássico francês, Boeuf Bourguignon, uma carne cozida no molho de vinho tinto, com batatas, cenouras, cebolas caramelizadas e cogumelos paris. Para acompanhar um fresco e aromático Pinot Noir de parcelas selecionadas, Morandé Terrarum Selected Blocks Pinot Noir 2018.

Para o prato principal será possível escolher entre duas opções: Medalhões de mignon ao molho Poivre, servido com confit de cebola e batata gratinada ou Tajine d’agneau, um pernil de cordeiro cozido lentamente em molho ras el hanout, ameixas, amêndoas e couscous marroquino. O ras el hanout é uma mistura de especiarias que leva semente de coentro, açafrão pistilo, canela, cardamomo, cravo, noz moscada, gengibre e açafrão da terra.

Para o preparo do molho do cordeiro, além desse mix de especiarias, é acrescido demi-glace de carneiro e mel. Este prato é uma homenagem à miscelânea de sabores da culinária das colônias francesas no norte da África.

Sugestão de harmonização perfeita para o enigmático e surpreendente vinho Morandé Adventure Mediterrâneo 2017, um corte de Grenache, Syrah, Carignan, Marsanne e Roussane, que chama atenção pela qualidade de fruta vermelha fresca acompanhada de notas florais, ervas e especiarias, tudo sustentado por taninos firmes.

Este vinho é o resultado de uma combinação criativa que reflete a liberdade de inovar e experimentar. Um vinho que procura interpretar o potencial das variedades clássicas do Mediterrâneo em um terroir longe de seu local de origem. 

Para finalizar a noite, mais uma releitura de um clássico: Crème brûlée de Flor de Laranjeira. Nessa versão, preparado com flor de laranjeira, canela e mel, a sutileza dos ingredientes marcantes é a grande surpresa.

Pedida perfeita para harmonizar com o colheita tardia Morandé Late Harvest 2018, um vinho de caráter vibrante, com aromas pronunciados de mel e notas florais como jasmim e flor de laranjeira. Possui textura rica e cremosa, com belo equilíbrio entre doçura e acidez.

L’Épicerie / Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho / Fone: 41 3044 4744 / 41 9 9698-6390 (reservas após às 16h) / www.lepicerie.com.br / Valor: R$ 200 por pessoa + serviço / Facebook: facebook.com/lepiceriecuritiba/

Instagram: @lepiceriecuritiba