O estado de Santa Catarina está enfrentando a pior estiagem dos últimos 14 anos, segundo o secretário de estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.
Deflagrada no dia 12 de maio, a Operação Estiagem auxilia 60 municípios do oeste de Santa Catarina que estão em situação de emergência.
A seca tem causado diminuição nos níveis dos principais rios que servem as principais regiões do estado. O setor mais prejudicado é o da agricultura, principalmente na região oeste de Santa Catarina.
Os catarinenses enfrentam dois desastres simultâneos: a estiagem, que causa perdas no agronegócio e afeta o abastecimento das grandes cidades, além do crescente casos de pacientes internados com o novo coronavírus.
Até o momento, 92 municípios catarinenses decretaram situação de emergência por causa da estiagem.
A Defesa Civil estuda as possibilidades de implementar um sistema de rodízio de abastecimentos.
Caminhões-pipa – O fornecimento de água potável em caminhões-pipa é uma das alternativas para minimizar os impactos da seca. Os caminhões-pipa são carregados em poços na própria região ou em territórios vizinhos.
Segundo Carlos Alexandre Marconcini, diretor administrativo da Só Água Potável, “é importante que o governo estadual recorra ao setor terceirizado neste momento para diminuir os impactos sentidos pela população, além de evitar prejuízos econômicos aos setores da agricultura e indústria”.