O Alentejo, maior região de Portugal, foi reconhecido como um dos destinos mais seguros de toda a Europa pelo European Best Destinations, um dos maiores sites especializados em turismo europeu do mundo.
A lista divulgada pelo portal reúne 20 destinos de 13 países.
O European Best Destinations destacou que Portugal foi relativamente poupado do coronavírus, com até 40 vezes menos pessoas infectadas que qualquer outro lugar da Europa.
Para completar, o Alentejo foi ainda menos afetado, tendo apresentado 260 casos confirmados até o momento, menos de 1% do total de casos no país.
A região atrai viajantes que buscam simplicidade e uma natureza intocada. Entre suas principais atrações estão cidades e vilas históricas como Évora, Elvas, Monsaraz e Marvão, um litoral banhado pelo Oceano Atlântico, e algumas das melhores vinícolas do país. É um lugar que não recebe multidões de turistas, o que também facilita manter o distanciamento social.
O Alentejo voltará a receber turistas em 1 de julho, sem exigência de quarentena. Os estabelecimentos seguirão protocolos específicos de higiene, seja em hotéis, restaurantes ou lojas.
Além de avaliar os protocolos sanitários adotados pelos destinos, o European Best Destinations analisou a proximidade de hospitais e disponibilidade de leitos por habitante de cada destino para o desenvolvimento da lista.
Confira os 20 destinos selecionados aqui (em inglês) https://www.europeanbestdestinations.com/best-of-europe/coronavirus-safest-holiday-destinations/.