LANAC fz testagem para COVID/19

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, oferece exames para o COVID/19. A coleta é feita exclusivamente em domicílio, agendada com a central pelo telefone 41 3023-1749 ou pelo whatsup (41) 98737-2529, ou por solicitação hospitalar, para pacientes que passaram pelo pronto atendimento ou internados. Os exames domiciliares só serão feitos com apresentação da guia do médico.

A coleta é feita com uma haste flexível, a partir de amostra de secreção do nariz, por se tratar de uma infecção respiratória. Os resultados são entregues de 48 a 72 horas, podendo variar de acordo com a disponibilidade e demanda do teste. O valor do exame é R$ 370.

Prevenção – Segundo o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, hábitos simples podem evitar o contágio de vírus e bactérias, e os mesmos servem para o COVID/19.

A transmissão do vírus pode ocorrer pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com boca, nariz e olhos, e até em um simples aperto de mãos. “Os sintomas do COVID/19 são muito parecidos com um resfriado. Os pacientes apresentam febre, tosse e dificuldade para respirar”, afirma.

Cuidados básicos podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o COVID/19. “Lavar as mãos com frequência, antes de ingerir alimentos ou depois de usar o banheiro, depois de usar o transporte público, e sempre que estiverem visivelmente sujas, é básico para evitar infecções”, explica o especialista.

“É importante higienizá-las de forma correta, com água limpa e sabonete. Esfregar a palma e o dorso das mãos e também entre os dedos, por pelo menos 40 segundos. Além disso, quando a lavagem de mãos não é possível, o uso do álcool 70% é eficiente e pode ser usado para a limpeza das mãos, pois ele tem propriedades microbicidas eficazes para eliminar os germes mais frequentes que causam infecções”, alerta.

Além disso, o especialista sugere evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato com pessoas doentes, ficar em casa quando estiver doente e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

“Se estiver resfriado, é importante cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço, e jogar ele no lixo. Caso não tenha um lenço disponível, o indicado é segurar uma possível proliferação das secreções com o antebraço”, disse, lembrando que neste momento é indicado evitar locais com muita aglomeração de pessoas.