Obras de conexão urbana

Os artistas plásticos JP Moser e Cristian Sapo abrem neste sábado, 12, às 16h, a exposição Arte Circulante, no espaço colaborativo urbano Acervo Circular (Rua Mateus Leme, 142 – Centro Histórico).

Serão apresentadas 25 obras em técnicas mistas e tamanhos diversos, que têm como base a pintura a óleo de Moser interagindo com esculturas e objetos de Sapo. O resultado são paisagens idílicas com pistas de skate como elemento catalisador das linguagens propostas pelos artistas.

“Nós queremos que o espectador se sinta dentro da obra”, comenta Cristian Sapo, que também é skatista profissional, carpinteiro e técnico em edificações. Ele conta que a ideia surgiu quando o amigo JP Moser estava na Holanda e sugeriu uma exposição em parceria. “Nós queremos mostrar a arte que circula, que sai da tela, vira uma escultura ou um tênis e depois vai para as ruas”, conceitua.

JP Moser não esconde a satisfação de fazer sua primeira exposição no Brasil, depois de participar de várias coletivas na Holanda – uma delas no famoso Red Light District –, além de mostras na Irlanda e na Itália.

“Expor na Europa, em lugares onde centenas de pessoas circulavam diariamente foi uma experiência que fez crescer como artista, mas agora, em Curitiba, vai ser ótimo poder mostrar minha arte em casa”. Para essa primeira exposição no Brasil, o artista trouxe algumas obras da Holanda e criou outras inéditas que tem como tema recorrente elementos do universo do skate como pistas, rampas e bowls.

Na abertura da exposição será inaugurada uma mini rampa de skate com a participação de alguns dos melhores skatistas do país – inclusive um campeão mundial fortalecendo ainda mais a conexão do esporte com a arte.

A marca de tênis ÖUS será uma das parceiras na mostra com um tênis especialmente customizado por JP Moser sobre a obra principal “The Watermelon Miniramp”. Além disso a cervejaria Xamã está produzindo, para a mesma obra, uma cerveja artesanal com leve sabor de melancia e no rótulo a reprodução da tela. A Hamburgueria What Fuck participará do evento.