Pesquisa sobre Melanoma avançado

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) está recrutando pacientes para o Estudo fase 3 para tratamento de Melanoma avançado, não ressecável ou metastático, com mutação de BRAF conhecida.

Os pacientes com diagnóstico confirmado por biópsia e que não tiverem recebido tratamento prévio serão selecionados ao acaso para receber ou a medicação em investigação (PDR001) combinada com Dabrafenibe e Trametinibe ou Placebo combinado com Dabrafenibe e Trametinibe.

De acordo com o diretor do Centro de Pesquisas Clínicas IOP, Johnny Francisco Cordeiro Camargo, investigador principal do estudo, “o objetivo da pesquisa é avaliar a segurança e a eficácia da combinação de um anticorpo anti-PD-1, um inibidor de BRAF (Dabrafenibe) e um inibidor de MEK (Trametinibe) em melanoma BRAF V600 mutante irressecável ou metastático. A previsão é que a inclusão de pacientes seja finalizada até junho de 2018 e o estudo, em todas as suas fases, finalizado em julho de 2019”.

O perfil do voluntário-paciente para participar desta fase do estudo deve se encaixar nos seguintes parâmetros:

– Melanoma irressecável avançado ou metastático, com mutação de BRAF. Poderá ser feita análise da mutação pelo patrocinador do estudo caso o paciente não tenha acesso ao teste antes de entrar na pesquisa;

– Não pode ter recebido tratamento prévio para melanoma, exceto em caso de adjuvâncias/neoadjuvâncias e tratamentos intralesionais. Nesses casos, é possível incluir o paciente contanto que já tenha finalizado esses tratamentos há pelo menos 6 meses;

– Pode ter realizado radioterapia em 4 ou menos semanas antes de ingressar no estudo.

 Atualmente o tratamento padrão para pacientes com este perfil é a utilização de inibidor de BRAF + inibidor de MEK.

O estudo irá definir se a adição de uma imunoterapia (Espartalizumabe) irá refletir em maior benefício ao padrão já utilizado, por isso ela é comparada ao placebo.

Além de receber o tratamento gratuito pelo tempo em que durar o estudo, os voluntários-pacientes contribuirão ativamente para a pesquisa sobre o Melanoma avançado. Durante o processo, receberão os cuidados médicos necessários feitos pela equipe multidisciplinar do IOP.

Os interessados em participar do estudo podem obter informações pelo e-mail  mariana.brandao@iop.com.brthais.fiori@iop.com.br e pelos telefones (41) 3207-9788 e (41) 99867-1356.