O Chocolat Festival Portugal acontece de 20 a 23 de outubro no WOW, em Vila Nova de Gaia, em Portugal. Será a primeira edição do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau na Europa e isso já chamou a atenção de nomes do setor.
De São Tomé e Príncipe irá Adalberto Luís, presidente da cooperativa CEQAQ-11, responsável pela plantação de novas árvores, de forma a evitar a erosão do solo neste país de forte produção de cacau. Chantal Coady é presidente da Academy of Chocolate Awards e voará do Reino Unido para conhecer o festival. Do mesmo destino comparecerá também Spencer Hyman, fundador da Cocoa Runners.
María Jiménez (Países Baixos) e Clay Gordon (EUA) têm presença confirmada no Chocolat Festival Portugal. Juntam-se mais nomes como César De Mendes (Brasil), ativista ambiental e investigador de cacau da Amazônia, Helen López (Espanha), diretora da ChocoMad, e Julia Zotter (Áustria), da Zotter Schokolade.
No Chocolat Festival Portugal haverá provas de algumas das principais marcas de chocolate e de produtos ligados ao cacau e ao chocolate como Arcádia (Portugal), Casa Grande – Portugal, Douro’s Flavours (Portugal), Feitoria do Cacau (Portugal), Maria Chocolate (Portugal), Taylor’s (Portugal), Vinte Vinte (Portugal), Kankel (Espanha), Dolfin (Bélgica), Tasse (Bélgica), Callebaut (Bélgica), De Mendes (Brasil), Mestiço Chocolates (Brasil), Chocoleyenda (Equador), FBM (Itália), Packint (Itália) e Lareka (Países Baixos). Outras entidades, como o The Cacau Club, também estarão presentes.
Os visitantes poderão assistir a espetáculos no Palco Cacau e a palestras no Fórum do Cacau. Na Cozinha Kids, os pequenos colocarão a mão na massa (de chocolate). Haverá ainda Workchocs by Academia Vinte Vinte. O programa se atualiza permanentemente neste link.
O Chocolat Festival Portugal abre no dia 20, quinta-feira, das 18h às 22 horas. Nos demais dias, sexta, sábado e domingo, o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau será das 14h às 22 horas. A entrada é gratuita, com alguma programação paralela paga. O festival acontece no WOW, distribuindo-se pelas áreas comuns do quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia, e a organização está a cargo do WOW e da MVU Empreendimentos.