Unimed Laboratório oferece exame para coronavírus

A Unimed Laboratório, referência em análises clínicas e genéticas em Curitiba e Região Metropolitana, passa a oferecer o exame para detecção do novo coronavírus.  

A coleta será exclusivamente domiciliar, necessitando agendamento prévio pelo telefone (41) 3021 5252 ou pelo Whatsapp (41) 98801 6607.

Para a realização do exame, é necessária a apresentação do pedido médico. Por se tratar de uma infecção respiratória, o diagnóstico da doença é feito a partir de uma amostra de raspado (swab) de orofaringe e nasofaringe (garganta e nariz) obtido com uma haste flexível. Após a coleta, o resultado fica pronto em até 48 horas.

Vale lembrar que, segundo definição do Ministério da Saúde, para ser considerado caso suspeito, o paciente deve apresentar febre, tosse ou dificuldade para respirar e histórico de viagem para áreas com transmissão ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado, nos 14 dias que antecedem o início dos sintomas.

Deve-se evitar solicitações de exames para pacientes assintomáticos devido a limitação do número de testes e o risco de escassez do exame, em função da grande demanda.

Conforme acordado entre as operadoras de saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o exame para detecção do coronavírus (COVID-19) foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a cobertura mínima obrigatória para os beneficiários de planos de saúde.

Cabe a cada beneficiário consultar as condições do plano contratado. Para os demais públicos os valores são: R$ 300,00 para pacientes do Cartão Pop e R$ 350,00 para pacientes que não possuem plano Unimed.