Cooperativismo virtual em livro

Uma agência bancária capaz de unir a agilidade do mundo virtual com o atendimento 100% feito por pessoas, sem deixar o cliente passar por menus ou robôs.

A história que levou a criação, em Joinville, da primeira agência virtual do cooperativismo de crédito do Brasil está no livro Feito à Mão – As pessoas no centro das transformações, de Marcelo Vieira Martins.

O lançamento com sessão de autógrafos do autor será nesta terça-feira, 3 de março, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui, em Curitiba.

Principal executivo da Unicred União, cooperativa de crédito com 19 mil cooperados e atuação no norte de Santa Catarina e nas regiões de Curitiba e Ponta Grossa, Martins conta no livro como a Agência Mais surgiu há três anos para atender a um novo perfil de cliente, que valoriza as facilidades da tecnologia e não faz questão de ir ao banco, mas não abre mão do atendimento personalizado.

“Nosso desafio era enorme, pois não havia nenhum modelo parecido no cooperativismo de crédito brasileiro”, explica o autor. “Duas crenças nos guiaram para criar esse case inovador: a tecnologia realmente facilita a vida das pessoas e o relacionamento é um ativo que não se terceiriza a um algoritmo – ele se estabelece entre seres humanos.” Sempre com um gerente atendendo via chat, telefone, WhatsApp ou vídeo, a Agência Mais cuida hoje de 4,7 mil cooperados com índice de satisfação de 94%.

Com colaboradores transferidos de agências físicas da Unicred União – logo, que conhecem bem o cooperado –, a Agência Mais também se preocupa com a sustentabilidade.

Além de banir as impressões em papel, as instalações em Joinville contam com horta, bicicletário, composteira, sistema de aproveitamento de água da chuva e painéis para captar energia solar.