Pioneiro do violão no Paraná

São 40 anos dedicados às partituras e ao ensino do violão. Aos 75 anos, o mestre Valdomiro Prodóssimo reúne a metodologia com a qual formou gerações de músicos no livro Escola Básica do Violão.

O lançamento será no dia 12 de fevereiro, às 18h30, no Carmina Bistrô. O evento terá a apresentação ao vivo do André Prodóssimo Trio.

Formado pela Academia Paranaense de Violão e considerado o pioneiro do violão no Paraná, Prodóssimo estudou com os grandes mestres do violão como Adhemar Garcia, Jodacil Damaceno, Isaías Sávio e o uruguaio Abel Carlevaro.

Escola Básica do Violão é uma obra histórica que contribui decisivamente para a tradição violonística de Curitiba e do Paraná, perpetuando o currículo e a carreira de Valdomiro.

O livro, produzido com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, conta ainda com um CD, gravado pelo próprio autor, com a execução das peças do livro, incluindo os duos, auxilia o estudo e funcionando, como uma guia para a sonoridade correta do instrumento.

“Quisemos colocar no livro os ensinamentos desenvolvidos em mais de quatro décadas pelo professor Valdomiro no ensino do violão. Não é exagero dizer que a vida dele foi dedicada ao instrumento, por isso quisemos organizar um material que é um legado, completo e útil para quem estuda violão”, afirma André Prodóssimo, filho, aluno e responsável pela editoração da obra.

Entre os alunos de Valdomiro estão boa parte dos principais musicistas e professores do Paraná, como Carlos Todeschini, compositor e fundador do Coral Curumim; João Egashira, diretor da Orquestra à Base de Cordas de Curitiba e diretor Artístico da Oficina de Música de Curitiba; Luis Cláudio Ribas Ferreira, violonista e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná; André Prodóssimo, multi-instrumentista e produtor musical à frente do estúdio Villa Sonora; André Egg, colunista e professor na Faculdade de Artes do Paraná e David Tavares, violonista flamenco que atualmente reside na Espanha.

A obra apresenta um método de violão para iniciantes, e consiste na reunião de exercícios de técnica e aprimoramento com análises de digitações em repertório erudito, além de peças de autores variados e duos, com o objetivo de facilitar o aprendizado da técnica violonística ao iniciante.