Parque Passaúna recebe Ônibus Palco e Ônibus Museu

O Parque Passaúna recebe neste fim de semana o Ônibus Palco e o Ônibus Museu, dentro da programação do Verão 2020.

Os veículos adaptados estacionam no local neste sábado (25/1) e oferecem atrações gratuitas a partir das 14h. As atrações do Palco são o Circo da Madame Virgulina e o show da banda Clan Mac Norse. Já no Museu, um conteúdo interativo narra a história de Curitiba e percorre importantes museus do mundo.

Realizado pelo Solar do Rosário por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o  Ônibus da Cultura tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express. O Verão 2020 é uma iniciativa da Prefeitura.

Programação – A partir das 14h, o Ônibus Museu estará aberto para visitação, com monitores apresentando seu conteúdo ao público. O antigo coletivo funciona como um museu móvel, abordando temas como história, paisagem urbana de Curitiba e museologia.

São 14 estações interativas, que apresentam desde a pré-história da região curitibana até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas.

O objetivo é descentralizar a cultura, percorrendo os bairros. No Ônibus Museu, há ainda um conteúdo 3D, que permite visitas virtuais a grandes museus de Curitiba e do mundo. Basta colocar os óculos de realidade virtual e passear pelos acervos de instituições como o Museu Oscar Niemeyer (MON), Pinacoteca de São Paulo e o Museu Britânico.

No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região.

O Ônibus Palco conta com um palco adaptado para receber atrações artísticas. Neste sábado, a programação inicia às 15h, com a apresentação do espetáculo “Circo da Madame Virgulina”, com a atriz e palhaça Camila Cequinel. Números de dança, malabarismos e muito humor entretém o público.

Às 17h, a banda curitibana Clan Mac Norse apresenta sua mistura de música medieval com toques nórdicos e celtas. Desde 2011 na estrada, o grupo pesquisa estas sonoridades, destacando instrumentos clássicos do folk destas regiões, como gaita de foles e nyckelharp (tipo de violino chaveado sueco).

Ônibus Palco e Ônibus Museu no projeto Verão Curitiba 2020 / sábado, 25 de janeiro / das 14h às 18h / Parque Passaúna – Rua Eduardo Sprada, s/n°. – Augusta (Divisa com Município de Campo Largo) / Programação gratuita / www.facebook.com/onibusdacultura

www.onibusdacultura.com.br