Casais que não querem ser pais

Segundo o IBGE, a proporção de famílias formadas por casais sem filhos pulou de 15% para 20% em uma década, de 2005 a 2015.

Apesar de não haver dados mais recentes, pode-se presumir que este número aumenta significativamente a cada ano. Seja por falta de vontade, liberdade financeira ou até mesmo por pensar que o planeta já está sobrecarregado, fato é que muitos casais têm optado por não incluir filhos em seu planejamento de vida.

Essa decisão não afeta somente a vida do casal, mas, sim, toda a economia do país, incluindo o setor de construção civil, que incorporou mudanças nos projetos de novos empreendimentos para entregar soluções de moradia adequadas a esse perfil de consumidor.

“Em sua maioria, casais sem filhos ou solteiros valorizam mais a localização dos empreendimentos, a presença de tecnologia e as áreas de convivência para o público adulto, como espaços gourmets e salas de jogos pensados de uma forma diferenciada para este perfil de cliente, por exemplo”, explica Marcos Gabriel Tozzi, supervisor de marketing da Vanguard, construtora focada em soluções imobiliárias para jovens.

Outras características procuradas por esse público são unidades com áreas de até 100m², ambientes integrados entre cozinha, sala de estar e varanda para receber amigos e estrutura para pets.

Um exemplo desse novo conceito de morar é o Evolve, empreendimento que a Vanguard está construindo em Curitiba, no Cristo Rei, próximo ao Jardim Botânico. Nele, o futuro morador conta com o Pet Backyard, um espaço para que os cães possam brincar e gastar energia em segurança. Para entrar, o dono deverá passar por dois portões – o que ajuda a evitar que um pet fuja enquanto outros estão entrando no ambiente.

Além desses diferenciais, o Evolve oferece outras comodidades como Working Space, Cross Training, Garden com hortaliças e temperos, infraestrutura para carregadores de carros elétricos na garagem, Urban Square – uma praça no terraço do empreendimento que conta com previsão para instalação de wifi e carregadores com tomada USB para continuar conectado mesmo fora do apartamento – piscina com integração com a sauna (é possível entrar na sauna pela piscina, por uma passagem submersa) e o Chef’s Table, que não é um espaço gourmet comum, ele tem uma única mesa que integra todos os convidados, ideal para um jantar mais intimista e divertido com os amigos, já que ele também pode ser integrado com o Poker Room.