Cultivo de espécies nativas de abelhas

No jardim do Jockey Plaza Shopping, próximo à saída C, foram instaladas quatro caixas de criação com o objetivo de aumentar a população das abelhas nativas.

As espécies de abelhas escolhidas foram Mandaçaia, Jataí, Mirim e Manduri: elas não possuem ferrão e não oferecem nenhum tipo de perigo para a sociedade.

“Estamos utilizando o nosso espaço para conscientizar e sensibilizar sobre a importância e benefícios das abelhas nativas sem ferrão. Buscamos ter uma nova geração com conhecimento e convivência diferenciada com as abelhas nativas, entendendo que não oferecem nenhum risco às pessoas. Convidamos a todos a apoiar esta causa tão importante, replicando a informação, cultivando temperos e flores em casa, consumindo alimentos orgânicos e garantindo assim o nosso futuro, que depende das abelhas”, afirma a coordenadora de marketing do Jockey Plaza Shopping, Fernanda Hickson.

A ação faz parte da campanha Missão SalvAbelhas, lançada junto com o início da primavera, para levantar a bandeira da preservação de espécies nativas desses insetos. As abelhas são responsáveis por mais de 90% da polinização de todos os alimentos e essenciais à vida humana, porém mais de meio milhão de abelhas morrem a cada trimestre no Brasil. Já no século passado, Albert Einstein alertou para a causa. “Sem abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais e não há homens”.

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) apontam que as abelhas são responsáveis por 75% dos alimentos consumidos ao redor do mundo. O shopping reforça seu papel social e promove ação de conscientização sobre a vida destes insetos. “Queremos alertar a sociedade que, sem elas, não vai faltar só mel: dois terços da nossa comida são resultado da polinização das abelhas, ou seja, se forem extintas, a vida humana está em perigo”, completa Fernanda.

A ação teve apoio da Associação de Meliponicultores de Mandirituba  – Amamel, que fez a curadoria para a instalação das caixas racionais de criação no Jockey Plaza. Segundo a responsável pela comunicação da empresa, Marta Rebutini, é possível instalar as caixas em espaços a partir de quatro metros quadrados, que sejam ao ar livre e que tenha pasto apícola por perto. Para os interessados em fazer o cultivo em casa, o contato é o (41) 99634-1869.