2ª Queima do Alho de Curitiba

Depois do sucesso da primeira edição, o bar CanaBenta promove a 2ª Queima do Alho de Curitiba, um evento de churrasco fogo de chão.

Será no dia 14 de setembro, das 11h30 às 17 horas, no estacionamento do bar. Inspirado na cultura e gastronomia dos peões boiadeiros, o evento acontece no Sudeste e Centro Oeste há mais de 200 anos. Por isso, é considerado o mais antigo evento gastronômico do Brasil, segundo Délio Canabrava, proprietário do CanaBenta.

No cardápio, Costela no Fogo de Chão, Carneiro Assado, Varal de Carnes, Leitão Assado e Filé assado. Para acompanhar, Arroz Carreteiro, Feijão Tropeiro e Farofa de Carne Seca. Os pratos, incluindo uma carne e os acompanhamentos, custarão R$ 35. Não poderiam faltar, conforme a tradição, café e cachaça da boa. E, claro, cerveja e chope. De sobremesa, doces e sorvetes preparados por Renata Canabrava, dona da confeitaria Banoffi.

Chefs – Além do próprio Délio Canabrava, estarão presentes o mestre assador Leandro Hess, preparando a costela; Rodger Weiss, da Casa Weiss, no arroz a carreteiro;  Alê Gonçalves, do restaurante Pistache, no feijão tropeiro; Fernando Matsuchita, do Peruano, com a farofa de carne seca; Rafael Kula e José Adônis,  do Quittuto, no varal de carnes e cordeiro.

A música ao vivo está garantida com o músico Zumzera, atração bem conhecida nas festas de peão, inclusive em Barretos.  O evento é pet friendly e haverá espaço para os ciclistas acomodarem as bikes. A expectativa é receber cerca de mil pessoas.

Tradição da Queima do Alho

Mas por que “Queima do Alho”? É que quando os boiadeiros começavam a fazer as refeições, eles jogavam o alho dentro da panela quente e o cheiro subia e se espalhava.

Os peões se orientavam pelo aroma e assim todos falavam que havia começado a queima do alho: “comida à vista”! A festa mais conhecida de Queima do Alho acontece todos os anos em Barretos (SP), durante a badalada Festa do Peão de Boiadeiro. Ali o formato é de concurso, no qual os juízes escolhem a melhor comitiva na apresentação de prato típico.

Neste ano, Délio Canabrava esteve lá conferindo todos os detalhes da festa e garante que a de Curitiba vai seguir as principais tradições. “Nossa ideia é fazer um evento de churrasco caipira tipicamente brasileiro, com o nosso jeito”, diz ele. A família mineira e o avô do Délio, cozinheiro de comitiva, foram algumas das inspirações para a decoração e o cardápio do Bar CanaBenta e nada mais natural que promover essa cultura em Curitiba num evento único.

2ª Queima de Alho Curitiba / 14 de setembro – sábado, das 11h30 às 17h / estacionamento do Bar CanaBenta / Rua Itupava, 1431 / Entrada gratuita / https://www.facebook.com/queimadoalhocuritiba