Oficina e mediação de leitura de Sibila

Mediação de leitura pela autora de Sibila, Marilza Conceição, e oficina de confecção de cobra de anéis de papel em 3D com o Coletivo Criar e Brincar.

Estas são as atrações que movimentam as férias da criança, no sábado, dia, 27, das 10h às 12h, no Leitura Genial (Avenida Paraná, 1758, loja 2), que também terá sessão de autógrafos.

Sibila, editado pela Insight, é o mais novo livro da professora e escritora Marilza Conceição, autora de livros e coletâneas infantis, e até de uma novela infantojuvenil. As ilustrações são assinadas por Ingrid Osternack de Barros Neves.

A história de Sibila é resultado de momentos vividos em sala de aula pela autora com alunos da Educação Infantil de uma escola municipal de Curitiba. “O livro é uma combinação do faz de conta, do brincar com a leitura. A história é costurada com fios do real e do imaginário, que fazem parte do processo de aprender a ler”, diz Marilza.

Marilza conta que Sibila era uma cobra de pano, destas feitas para estancar o vento que passa pelo vão das portas. Lembra a autora, que os alunos se envolveram em muitas brincadeiras, criando até amizade verdadeira com o bichinho de pano. As crianças tiveram tanto afeto pelo bichinho, que Marilza resolveu transformar essa experiência de sala de aula em um livro.

Defensora do universo do faz de conta, Marilza acredita que, na escola, a utilização do texto poético do livro Sibila como unidade de ensino, permitirá à criança interpretar e desenvolver competências discursivas, linguísticas e estéticas. “Tais competências irão estimular a imaginação, construir visão de mundo, oportunizar o pensar em diferentes pontos de vista, em senso de cooperação e responsabilidade”, acredita Marilza.

Contrapartida Social – O livro, realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do Positivo, tem como contrapartida social oficinas de desenho de personagens, a partir de audição da história.