Marcello Dantas no MON

Nesta terça-feira, dia 23, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe o idealizador e curador da exposição Ai Weiwei Raiz, Marcello Dantas.

Realizada pelo MON e apresentada pela Copel, a exposição em Curitiba foi viabilizada pelo governo do Estado do Paraná. Estará em cartaz a partir de 3 de maio no espaço expositivo do Olho, o que torna a mostra única.

A mostra é a primeira de Ai Weiwei no Brasil e também a maior já feita por ele.

Dantas – é um premiado criador interdisciplinar com ampla atividade no Brasil e no exterior. Trabalha na fronteira entre a arte e a tecnologia, produzindo exposições, museus e múltiplos projetos que buscam proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção.

Esteve na concepção de diversos museus, entre os quais o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo, o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí e o Museu do Caribe, na Colômbia.

Assinou a curadoria de exposições de artistas estrangeiros de renome como Ai Weiwei, Anish Kapoor, Jenny Holzer, Michelangelo Pistoletto, Peter Greenaway, Rebecca Horn, Bill Viola e Laurie Anderson.

Foi também diretor artístico do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai 2010,  do Pavilhão do Brasil na Rio+20, da Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006 e integra o corpo de curadoria da Bienal de Vancouver desde 2014.