É fundamental criança brincar

O médico cooperado da Unimed Curitiba especialista em ortopedia e traumatologia, Edilson Forlin, lembra que a prática de atividades físicas deve começar cedo, ainda na infância.

“É importante que haja espaço para atividades ligadas ao fortalecimento dos ossos e dos músculos”, disse.

Um estudo americano revelou que mais da metade das crianças e adolescentes não estão cumprindo com a recomendação mínima de exercícios semanais para garantir um crescimento saudável e um envelhecimento de qualidade.

Durante as férias, é fundamental a criança brincar. Vale dançar, escalar brinquedos, jogar bola, correr ou andar de bicicleta.

“Os pais podem aproveitar para ir ao parque nos fins de semana ou reunir grupos nos condomínios, por exemplo. Criar circuitos com diferentes atividades pode divertir os pequenos. Para isso, basta ter coisas simples, como bola, corda ou  agachamentos”.

O especialista lembra que, para os maiores de 10 anos, as escolinhas de esporte dos clubes são interessantes.

“Os profissionais normalmente  adaptam as atividades às habilidades individuais e estimulam o contato social, itens bem importantes nesta idade”, explica Forlin, lançando o desafio de tornar este período de férias mais ativo e saudável. Vale lembrar que, ao praticar atividades ao ar livre, pais e filhos não podem se esquecer de levar água, boné ou viseira e o protetor solar.

O tema também é destaque no Diálogo Saudável, programa disponível na fanpage da Unimed Curitiba, que tem como objetivo abrir um canal de diálogo, aproximando as pessoas dos médicos para tratar de assuntos que são relevantes para o dia a dia, de uma forma mais didática e leve. Assista ao programa com o ortopedista e traumatologista Edilson Forlin em www.facebook/UnimedCuritiba.