Idosos: prevenção de quedas!

O Brasil superou a marca de 30 milhões de idosos em 2017, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE.

Com este crescimento, as estatísticas de quedas em pessoas com mais de 65 anos também têm chamado a atenção de especialistas, porque, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% delas já sofreram algum tipo de queda ou acidente causado por escorregões e tropeços. Essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos. Além disso, 70% dessas quedas acontecem dentro de casa.

Entre os “vilões” estão ambientes com tapetes, degraus, piso escorregadios, iluminação inadequada e falta de estrutura no banheiro.

Para reforçar o cuidado redobrado que os idosos devem ter dentro e fora de casa, a Unimed Curitiba fará uma ação prática nesta quarta-feira (25), das 13h30 às 17h30, no Sesc Água Verde. O objetivo da cooperativa é conscientizar as pessoas sobre o cuidado especial que se deve ter com os idosos.

De acordo com especialistas, praticamente metade das mortes de pessoas idosas que caem acontece após a fratura do fêmur e suas complicações. Por outro lado, é possível prevenir que situações assim aconteçam.

“Vamos mostrar uma situação prática. Para isso, estenderemos um tapete com a ponta dobrada e vamos sinalizar sobre o perigo. Além disso, vamos distribuir materiais com orientações e dicas de prevenção”, disse Valeria Lopes, supervisora de Marketing da Unimed Curitiba.

A campanha de Prevenção de Quedas também conta com um vídeo sobre os principais cuidados dentro de casa, que pode ser acessado pelas redes da cooperativa, e uma cartilha do Programa Não Caia Nessa disponível no site www.unimedcuritiba.com.br.

Acesse o vídeo em https://www.facebook.com/UnimedCuritiba/videos/2517408458285487/