Museu da Gravura abre exposições

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba abre duas mostras coletivas nesta sexta-feira (15/6), às 19h.

São 100 artistas participantes que vão expor gravuras na mostra Intercâmbio Portfólio, e desenhos feitos a partir de uma matriz de metal, na exposição A Calcogravura em sua pluralidade técnica.

A mostra Intercâmbio Portfólio tem curadoria de Nelson Hohmann e reúne 90 artistas, que desenvolvem seus trabalhos tanto nos ateliers do Museu da Gravura Cidade de Curitiba como em outros espaços.

De acordo com o curador, a gravura é importante para que as pessoas possam ter afinidades com as novas tecnologias. “As vanguardas que vivemos hoje são frutos daqueles motivos que nos guiou no passado. A Internet, o computador em si, nós associamos à evolução tecnológica que essas técnicas detêm”, afirma Hohmann.

Além de brasileiros, participam do coletivo artistas da Inglaterra, Colômbia e Argentina.

Já a exposição A Calcogravura em sua pluralidade técnica, reúne imagens gravadas em metal a partir de um coletivo de 10 artistas. A mostra tem curadoria de Vinícius Buzzatto.

“A nossa intenção é mostrar o quão rico e particular é esse mundo em que vivemos. Queremos mostrar que existem muitas possibilidades de se gravar no metal e também mostrar o quanto esse tipo de gravura pode nos dizer algo”, explica Vinícius Buzzatto.

Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533)