Escola no Divã

Os educadores do século 21 precisam ultrapassar o muro das escolas e pensá-las como uma trincheira: um limiar entre a sociedade, a família e o mundo.

Esta é a proposta do livro A Escola no Divã, escrito pelos professores Ademar Pereira, Esther Cristina Pereira, Geraldo Peçanha e Jane Patrícia Haddad, com lançamento nesta terça-feira (24), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. A entrada é gratuita.

“O livro tem como proposta provocar algumas reflexões. Para isso, escutamos diversas instituições educacionais buscando responder a algumas questões: Quem é essa família? Quem é esse aluno? Quem é esse professor?”, disse Jane Haddad.

Por sua vez, Geraldo Peçanha faz uma provocação: sabe aquela escola perfeita que você sonhou em matricular o seu filho? Pois é, ela não existe.

“A escola perfeita é a junção da participação de pais, educadores e um projeto, uma filosofia, uma intenção na transformação da vida daquela sociedade e daquelas crianças. É isso que nós quatro, como educadores, discutimos no livro. Ao invés de analisar a escola e dar respostas e soluções em nome da escola, nos propomos a ouvir as necessidades da escola. A escola fala e quer ser ouvida. Nós, como pais e educadores, temos que estimular essa reflexão”, afirma o educador.