Liderança e influência em sala de aula

Depois de quatro anos de pesquisa – além da experiência de quase 40 em sala de aula, Célio Rodrigues Leite, professor de Curitiba, lança no dia 12 de abril o resultado da pesquisa de tese de doutorado em formato de livro. O lançamento será às 19h30 na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

A obra “Estilos de liderança de professores: conhecer para compreender” (Editora Appris, 2018), apresenta realidade do professor brasileiro, em especial o paranaense, na escola pública a partir do olhar do aluno adolescente.

O livro fala como o professor pode mudar a forma de trabalhar para ter melhores resultados de relacionamento com os alunos. Relacionamento que, quanto melhor, melhor para o processo de aprendizagem. Foram aplicados três instrumentos de pesquisa: entrevistas semi-estruturadas, questionário sócio-demográfico dos professores e uma escala que avaliou o estilo de liderança de cada um. Participaram da pesquisa 458 alunos do ensino médio e 47 professores de diferentes disciplinas.

Para a pesquisa foi feito um recorte que considerou o ensino para adolescentes entre 14 e 22 anos. “Os jovens já têm dificuldades de relacionamento, e os atritos nessa fase são muitos comuns, por isso a escolha desse público. O que diferencia esse trabalho é que a análise foi feita sobre ponto de vista do aluno, enquanto outros estudos falam a partir da visão do professor”, afirma.

Estilos de liderança de professores

Data: 12/04/2018 às 19h30

Livrarias Curitiba do Shopping Estação

Avenida Sete de Setembro, 2.775, Centro

Preço sugerido: R$ 55,00

Editora Appris