O chef Lênin Palhano, um dos grandes nomes da gastronomia nacional, anunciou a saída do Grupo Obst., que inclui os restaurantes Ninna Cozinha, Olívia Mercearia Artesanal, Ottro Sanduba, Ottra Pizza e Obst em Curitiba (PR). O projeto foi desenhado por Lênin em 2020, que implantou e atuou nas operações nos últimos três anos. A decisão foi tomada por questões administrativas entre os sócios da empresa.
Natural de Jataizinho, interior do estado, Palhano trabalhou em restaurantes como o extinto DOP Cucina, Terra Madre, C’La Vie e Nomade. Revelado em 2010 pela categoria Novos Talentos do Prêmio Bom Gourmet, ele coleciona prêmios como Chef do Ano pela revista Veja Comer e Beber (eleito três vezes), Chef do Ano pela TOPVIEW (eleito três vezes), Chef 5 Estrelas no Prêmio Bom Gourmet (eleito sete vezes) e também foi listado como um dos onze chefs mais promissores do Brasil pela revista GQ.
Gastronomia aliada à hospitalidade
Ele revela o próximo passo de sua carreira: o projeto Lênin Palhano Hospitalidade e Gastronomia. “O negócio será um fortalecimento sobre ideais que construí ao longo dos 16 anos atuando na área”, disse.
Autonomia, criatividade e hospitalidade são palavras de ordem para essa nova fase. “Acredito que nesse novo projeto eu posso colocar em prática as experiências que tive neste segmento. O nosso trabalho deve ser sustentável não só em relação à cozinha e ao negócio em si, mas no dia a dia de trabalho. Em um ambiente equilibrado, é possível unir pessoas incríveis ao ato de cozinhar e receber bem”, pontua.
A primeira parada desta nova etapa será em Brasília, onde Palhano estará à frente dos serviços gastronômicos do B Hotel.
Foto: Munir Bucair Filho