As flores de Solda e Marchesini

A edição “Flores em Vida – Solda & Marchesini” será lançada no próximo dia 25, às 18h, em noite de autógrafos na Biblioteca Pública do Paraná. O livro, com ilustrações que fizeram parte da história do cartum brasileiro, experiências gráficas e digitais dos artistas Luiz Antonio Solda e Cesar Marchesini. As apresentações são do poeta Roberto Prado e a diagramação do artista plástico Guinski.

Além de “Flores em Vida”, também estará presente no lançamento oficial, outro projeto do Radiocaos, o livro “Os Doze Trabalhos de Hércules”. Obra que relata, em forma de poesia, a saga de um dos mais populares personagens da mitologia grega com os poemas de Antonio Thadeu Wojciechowski, Roberto Prado, Monica Berger e Sérgio Viralobos.

Sobre “Flores em Vida

O projeto, que é idealizado pela dupla de produtores do Radiocaos, Rodrigo Barros e Samuel Lago, é o primeiro de uma série de livros. Com o patrocínio da Uninter e SSTP Investimentos Ltda, a iniciativa é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

“Flores em Vida” é uma grande homenagem a renomados artistas, principalmente de Curitiba, que merecem reconhecimento. Começamos com essa edição que traz um portfólio histórico dos grandes cartunistas Solda e Marchesini e queremos expandir para outros trabalhos que marcaram gerações e deixarão seu legado na cultura”, relata Barros.

Dividido em duas partes, de um lado do livro, as artes de Solda, naturalmente paulista, cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset e outros hobbies culturais, ganham espaço. Solda traz suas ilustrações mais importantes da carreira, incluindo criações reconhecidas como o tradicional logo da maior festa de chopp escuro, ‘Munchen Fest’

Há mais de 50 anos vive em Curitiba onde despontou com um dos maiores craques do cartum brasileiro. A paixão pelo desenho começou quando Solda ainda era criança e sua história, desde então, inclui passagens pelos principais jornais do Paraná, entre eles o “Diário do Paraná”, “Estado do Paraná”, “Correio de Notícias” e “A Voz do Paraná”, diversas colaborações em veículos como Pasquim e Bundas e prêmios em vários editais pelo país , sendo vencedor duas vezes do “Salão de Humor de Piracicaba” (SP).

Do outro lado, no verso do livro, os cartuns de Marchesini são destacados. Com ilustrações que marcaram épocas, traz críticas políticas, visões sociais e personagens consagrados de sua carreira. Além de grande ilustrador, Marchesini possui uma longa trajetória como publicitário desde 1973. Passou por algumas grandes agências de São Paulo como a JW Thompson, FBA & Levi, Proeme, CBBA Castelo Branco e DPZ, onde atendeu clientes reconhecidos no mercado. Já em Curitiba, formou a primeira equipe da Exclam Propaganda e trabalhou, também, em diversas agências locais, entre elas: Umuarama Comunicação, Heads e Casulo. Atendeu clientes como Bamerindus, Prefeitura de Curitiba, Governo do Paraná, IBC, Banestado, Vogue, Móveis Oggi, O Boticário e Grupo Prosdócimo. Além do perfil profissional, Marchesini conquistou diversos prêmios locais, nacionais e internacionais, entre eles o primeiro Leão de Ouro de Cannes da propaganda paranaense e uma Estrela de Prata do Clube da Criação/SP, além do Colunistas Nacional de 1977 com o filme “Esquimó”, da Refrigeração Paraná este premiado novamente em 1999 como o melhor do milênio.

Flores em Vida – Solda & Marchesini / 25 de outubro às 18h / Biblioteca Pública do Paraná / Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR / Livro capa dura – 25x25cm / Preço: R$ 30

Os Doze Trabalhos de Hércules / Disponível no dia do lançamento / Gratuito