‘A Batalha de Shangri-Lá’ está em cartaz em três capitais

O filme brasileiro “A Batalha de Shangri-Lá” está em cartaz há duas semanas em São Paulo, Salvador e Curitiba. Com uma trama que aborda temas atuais que carecem de maior diálogo na sociedade, o longa-metragem tem em no elenco Gustavo Machado, Ingra Lyberato e Maria Ceiça. É uma produção do estado do Mato Grosso, dirigida por Severino Neto e Rafael De Carvalho.

Em “A Batalha de Shangri-Lá”, João (Gustavo Machado) perde o pai adotivo e inicia uma jornada o para obter respostas sobre o passado. Ele parte em busca da mãe biológica que o abandonou há 40 anos, no interior do Mato Grosso. Neste percurso ele conhece a cidade natal e pessoas que fizeram parte do passado da mulher que procura, mas sem respostas claras.

João vai encontrando pistas que o levam por caminhos físicos e emocionais que colocam em xeque suas convicções e preconceitos. O encontro com a mãe é ao mesmo tempo intenso e doloroso, trazendo à tona angústias do passado e revelações que irão afetar as vidas dos dois.

A história levanta temas atuais e urgentes, como a violência familiar e social, a intolerância quanto a uma sexualidade vista como tabu por uma parcela considerável da sociedade, entre outros assuntos relacionados.

O personagem de Gustavo Machado é fruto de uma violência sexual contra uma pessoa LGBT, conhecida como “estupro corretivo”. Ocorre quando um heterossexual violenta uma lésbica para que ela se torne hétero (e em grande parte dos casos é praticado por pessoas muito próximas da vítima). Este é o primeiro filme brasileiro a ter como tema central este tipo de crime.

O filme participou de festivais no Brasil e no exterior, entre eles o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, Los Angeles Brazilian Film Festival (EUA), Manchester Film Festival (Inglaterra), Oslo Film Festival (Noruega, onde foi finalista na categoria drama).

“A Batalha de Shangri-Lá” tem produção da Molera Filmes e Moro Filmes (que também é distribuidora do filme) e foi realizado com recursos do Estado do Mato Grosso, através da linha de Co-Investimento do Fundo Setorial do Audiovisual / BRDE / ANCINE.

Filme “A Batalha De Shangri-Lá”

Direção: Severino Neto e Rafael De Carvalho / Elenco: Gustavo Machado, Ingra Lyberato, Maria Ceiça, Luciano Bortoluzzi, Andrade Junior, Laíze Câmara, Tatiana Horevicht e Ana Luiza Nunes / Gênero: Drama / Suspense / País de Origem: Brasil / Duração: 99 minutos / Classificação Indicativa: 14 anos

Trailer: https://vimeo.com/722281349

Sessões:

– São Paulo: Itaú Cinemas Frei Caneca, às 14h

– Salvador: Cine Metha Glauber Rocha, às 15h30

– Curitiba: Cine Passeio, às 13h10