O café costuma reunir uma legião de fãs no Brasil e nos países nórdicos também. De um lado, temos o maior produtor do mundo e, de outro, o maior consumidor da bebida. No entanto, mesmo diante das altas temperaturas no país tropical, o consumo predominante acontece na versão quente, fazendo com que as opções geladas ainda encontrem resistência entre consumidores mais tradicionais.
Preparada para desconstruir padrões, a Brød Bakery, padaria artesanal com atenção para cafés especiais, nasceu da vontade de seu quarteto de sócios em oferecer uma experiência completa para seus clientes, a começar pela característica nórdica do empreendimento. A título de curiosidade, segundo estatísticas da Organização Internacional do Café, os finlandeses consomem 12 quilos de café por pessoa no ano, enquanto os brasileiros consomem em média 6 quilos por habitante ano.
Dispostos a compartilhar informações e ajudar seus clientes a encontrarem o café ideal para seu paladar, a Brød conta com baristas capacitados para orientar sobre a composição de cada preparo e prontos para desfazer qualquer estereótipo sobre a bebida. “Trabalhamos somente com cafés especiais (acima de 80 pontos). Escolhemos servir uma variedade mineira denominada Arara. Nosso café é torrado semanalmente e todos os cafés gelados do cardápio são feitos com esse grão, que tem uma acidez cítrica mais pronunciada e perfil sensorial de limão, mel e chocolate ao leite”, explica Fábio Mello Fagundes, um dos sócios da Brød Bakery.
Em termos de comportamento social, a barista Cláudia Bentlin, mestre de torra e também consultora de cafés da Brød, analisa que, geralmente, cafés gelados são consumidos a partir do meio da tarde, durante reunião ou happy hour e, raramente, pela manhã. “No entanto, nada impede que o público consuma como preferir e harmonize de acordo com suas preferências pessoais, enfatiza a especialista que aposta na curiosidade do público para propor diferentes opções de preparo. Confira algumas indicações da consultora, sendo uma sugestão para iniciantes, uma opção de nível intermediário e outra mais intensa:
Frapé Coffee: ideal para quem está começando a provar cafés gelados. Acolhe o paladar pela base doce.
Espresso Tônica: café bem refrescante, que não leva leite. Apesar de a combinação ser amargo com amargo, esse não é um sabor notado. Surpreende pela identidade.
Brød Coffee: perfeito para quem deseja uma verdadeira experiência. A identidade forte reúne café, mel e iogurte dinamarquês preparado diariamente na casa. Exclusivo.

Outras opções completam o cardápio
Além das sugestões da especialista, Fagundes lembra que, na Brød, as descobertas podem ser uma constante se o cliente desejar desvendar um universo novo. “Um clássico bem feito costuma dar o tom de qualidade de qualquer estabelecimento”, aponta o sócio, que trata com esmero o modo de preparo do Affogato. “Essa sugestão reúne duas bolas de sorvete regadas a espresso. No entanto, a beleza desse preparo está na exata proporção dos ingredientes para ser reconhecido como autêntico”, avalia.
Para quem aprecia sabores mais doces, o Dark Forest contempla espresso, leite, calda de cereja e calda de chocolate, finalizado com chantilly e gotas de chocolate. Agora, para quem tem intolerância à lactose e deseja consumir algo realmente diferente, a sugestão recai para o Iced Orange, um espresso gelado com suco de laranja que também promete encantar quem não tem intolerância alguma.
Brød Bakery / Rua Padre Ladislau Kula, 800, Santo Inácio – Mossunguê / de terça a domingo, das 8h às 20h;
www.brodbakery.com.br. Acompanhe as novidades pelo Instagram @brodbakerycuritiba
Encomendas por telefone ou WhatsApp: 41. 3077-7270
Estacionamento com 86 vagas.