Vinho e cultura na taça

Sommelière profissional com especialização internacional em vinhos pela Wine & Spirit Education Trust Global – principal organização mundial na área de educação em vinhos. Esta é a apresentação da empresária paranaense Ana Carla Wingert de Moraes que, desde 2018, dedica-se a ampliar a cultura do vinho com foco no público feminino e conectar pessoas por meio da enogastronomia.

Em um curto espaço de tempo, a tarefa de promover degustações e harmonizações com grupos de mulheres e experiências corporativas expandiu para consultoria de vinhos e planejamento de roteiros de enoturismo, sempre amparada por conteúdo autoral. Desde então, o perfil da também professora de enogastronomia na Alta Gama (escola de sommelier) cresceu nas redes sociais pela conta @gastrorose, que apresenta o vinho com um discurso leve e sofisticado.

O interesse pelo assunto tem sido tanto, que o serviço da Confraria GastroRosé é dividido, desde o início, com Edineia Biassi, coordenadora do curso de Sommelier e Beer Sommelier do Centro Europeu. “Prezamos pela qualidade dos rótulos que escolhemos, pela régua alta da gastronomia e destacamos também a excelência do serviço do vinho, um estudo complexo que passa pela seleção dos vinhos, escolha das taças, análise de temperatura correta, abertura das garrafas, harmonização e outros pormenores fundamentais para uma experiência memorável”, afirma Ana Carla. 

Investimento em conhecimento (e vinhos)

Ana Carla garante que as Confrarias e os clubes de vinhos são formatos econômicos para ampliar horizontes. “Além de harmonizarmos vinhos, quem não gostaria de ter a chance de provar um rótulo mais caro e diferente do que está habituado em casa? A ousadia é uma possibilidade oferecida pela GastroRosé”, afirma. De acordo com a profissional, um clube de vinhos deve ser encarado como um investimento. “Sou contratada para fazer indicações de rótulos, safras e destinos. Tenho hoje um estilo de vida que compartilho com quem prestigia minhas iniciativas”, completa.

Participantes – Com encontros pré-agendados mensalmente e vagas limitadas, Ana Carla fez 50 eventos presenciais em restaurantes de Curitiba, com cerca de mil participantes.

“Neste mês de março a celebração foi mais especial porque completo quatro anos de atuação. Brindamos com o Espumante GastroRosé, vinho nacional e exclusivo da marca que leva a minha assinatura em sociedade com Geórgia Guzzo, desde novembro de 2020”, disse. Este rótulo está à venda no restaurante Nomade (Nomaa Hotel) e pelo e-commerce: www.wineemcasa.com.br

Para participar das experiências promovidas pela GastroRosé não existe mensalidade e tampouco grupo fechado. Basta acompanhar a programação no Instagram @gastrorose. O próximo encontro será em 12 de abril de 2022. “Os pratos e os rótulos servidos fazem parte do fator surpresa da Confraria e, vale ressaltar, que nem sempre são rosés, como o nome do grupo sugere”.

GastroRosé – Projeto jovem que expressa o potencial do espumante rosé nacional através de um produto de muito frescor, delicadeza e grande expressão aromática.

O Brut Gastrorosé, produzido pelo método champenoise, é um produto exclusivo, elegante e versátil para harmonizações que acompanham uma refeição completa, do início ao fim. Límpido e brilhante, apresenta perlage fina e persistente e coloração salmão com reflexos melão. Expressa notas de frutas vermelhas, flor de hibisco e brioche, com nuances sutis de amêndoas, típicas do método tradicional. Em boca é equilibrado com acidez vibrante e ótima persistência no paladar.

foto de Marcelo Elias: Georgia Guzzo e Ana Carla Wingert de Moraes