Maquete em detalhe

Para exemplificar de forma real aquilo que está por vir, as maquetes arquitetônicas são uma das ferramentas mais antigas e ainda muito utilizadas no mercado. Presentes na história desde a antiguidade, eram mais ligadas às instalações militares defensivas da época, mas continuam presentes até hoje representando o futuro de muitos moradores. Apesar de tantos avanços tecnológicos e modelos em 3D, dificilmente a maquete física será substituída, pois só ela é capaz de proporcionar, de forma palpável e na prática, como será um prédio, por exemplo, seus detalhes e características.

O que faz dela uma ferramenta ainda mais fidedigna à realidade é o fato de sua produção ser repleta de detalhes em miniaturas. De acordo com a sócia da Stam Maquetes, Silvia Galperin, que há anos produz maquetes em Curitiba (PR), é formada em Desenho Industrial e Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas trata-se de uma confecção artesanal feita à moda antiga. “Temos o apoio da tecnologia para a impressão do material (no caso o acrílico utilizado para as estruturas do projeto), mas toda a produção é feita literalmente com as mãos, peça a peça”, explicou. A montagem pode levar até mais de 100 dias dependendo do projeto e seu nível de detalhes.

Segundo ela, tudo começa com o desenho arquitetônico e a identificação do projeto como um todo, suas plantas, elevações, andares para então ser definida a conversão das medidas para a escala. “Identificamos, por exemplo, todas as paredes existentes, os pisos, e desenhamos a estrutura por meio de um programa que faz a impressão das peças em acrílico”. Depois, vem a organização das peças e a colagem.

“As peças são montadas com todo o cuidado e atenção e coladas com colas próprias para os materiais utilizados”, comentou. O próximo passo é lixar peça por peça para garantir o perfeito acabamento dos materiais e do projeto. Por fim, toda a estrutura é colocada em uma base de mdf, produzida de acordo com o projeto, as elevações do terreno e especificações das ruas, por exemplo.

Outros detalhes como o de paisagismo, os itens decorativos como carros, pessoas, mesas, parquinhos, tudo também é verificado, comprado separadamente ou produzido junto a empresas especializadas. “No caso do paisagismo, por exemplo, é conferido no projeto o tipo de planta utilizado e verificada aquela planta específica para compor a maquete. Se é uma espécie não muito comum, essa planta é desenhada para produção. Caso contrário, compra-se a planta em miniatura”.  Para completar o acabamento, tem ainda a iluminação da maquete. “Tudo é feito com led, dentro da escala especificada, e colocado à mão”.

De acordo com Silvia, a produção como um todo é repleta de cuidados do início ao fim. O transporte de uma maquete pronta é feito em caminhão com alguém segurando a estrutura pelas mãos. No pós entrega do material, há ainda o acompanhamento da manutenção. “Maquete não gosta de sol nem de água. Com esses cuidados realizados, elas duram por muito tempo”.

A Stam Maquetes reproduziu o futuro lançamento da Construtora Hugo Peretti, o edifício Weiss de Castilho, que está em construção localizado no Alto da Glória, em um terreno triangular, sem vizinhos. A maquete pode ser vista no plantão de vendas do empreendimento na Rua Ivo Leão 281-289, esquina com a Av. João Gualberto. Para saber mais, acesse:  http://hugoperetti.com.br/

Sobre Hugo Peretti

A grife Hugo Peretti atua há 76 anos e é representada pela contínua busca pela qualidade e pela confiança do consumidor, somada ao conhecimento técnico de mais de sete décadas dedicadas à construção. Seus imóveis agregam valores como rentabilidade, liquidez, avanços tecnológicos, inovações arquitetônicas e engenharia aperfeiçoada dia após dia.

A empresa é responsável por reconhecidas obras como: o primeiro arranha-céu de Curitiba (PR), o Edifício Silva Lopes; o Victoria Villa Hotel; o Hospital São Lucas; o Hospital Erasto Gaertner; a Maternidade Santa Brígida; entre outros.

A construtora entrega aos seus clientes muito mais do que um imóvel. Cada empreendimento carrega vasto acervo técnico e valores transmitidos por três gerações de construtores dedicados a pesquisa, planejamento e desenvolvimento de imóveis elaborados.

Entre seus reconhecimentos, ao longo de sua história a Hugo Peretti reúne: a Medalha Romário Martins do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná pela construção da sede em 1950 por Hugo Peretti; a honra ao mérito pela Federação Nacional dos Engenheiros por 40 anos de serviços da construtora; a honra ao mérito pelo Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção no Estado do Paraná – SIMACO (2005); o certificado de Excelência da Qualidade pelo International Quality Service por ter apresentado alto índice de satisfação em todos os quesitos exigidos pela Divisão de Total Qualidade Control Service do Prêmio Qualidade do Brasil (2005); e o Troféu Incorporador do Ano 2012, realizado pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi PR), na categoria “Incorporadora do Ano”. Em 2014, o Centro Empresarial Antonio Peretti, da Construtora Hugo Peretti, recebeu a Certificação LEED (Leadearship in Energy and Environmental Design), na categoria GOLD, concedida pela Organização Não Governamental norte-americana U.S. Green Building Council (GBC).

Hugo Peretti
Rua Amintas de Barros, 845 – Centro
Tel.: (41) 3557-5757 | (41) 3180-0808  
Site: http://hugoperetti.com.br/
Instagram: @construtorahugoperetti
Facebook: https://www.facebook.com/construtorahugoperetti/