L’Épicerie harmoniza com vinhos da Borgonha

Processed with VSCOcam with c1 preset

Vinhos franceses da vinícola Louis Latour são o tema de La Nuit du Vin do L’Épicerie, junto de um intruso espanhol que vai fechar o jantar em grande estilo.

O jantar, em parceria com a importadora Mise En Place, vai acontecer em duas datas: 30 de novembro e 2 de dezembro, terça e quinta-feira, a partir das 19h. O jantar de quinta-feira já atingiu lotação máxima, mas restam alguns lugares para terça. Nesta harmonização, pratos tradicionais da culinária francesa serão harmonizados com clássicos da Borgonha e Vale do Loire. O jantar terá um custo de R$ 186 por pessoa + serviço.

Borbulhas do Vale do Loire iniciam a harmonização do jantar.  Para acompanhar a Mise en bouche, um Tartare de mignon, o espumante Marquis de Latour Brut Rosé, elaborado com as variedades Cabernet Franc, Carignan e Grenache.

Acompanhando a entrada, com uma proposta mediterrânea, Camarão grelhado com concassé de tomate e azeite de manjericão, servido sobre cama de couscous marroquino, Louis Latour Macon Lugny Les Genièvres 2018.

Sobre o vinho, a vila de Lugny está no sul da região de Mâcon, famosa pelos seus brancos. É sabido que o solos calcários e clima ameno da região, produz os vinhos brancos mais cobiçados. O vinhedo “Les Genièvres” é um dos melhores de Lugny. Maison Louis Latour seleciona as melhores uvas dessa vila que, graças ao terroir, foi a única plantada com Chardonnay há 30 anos.

Para o prato principal será possível escolher entre duas opções: harmonização clássica na Borgonha Magret de Pato ao molho demi-glace, servido com batata gratinada ou Mignon ao Molho de vinho tinto e cebola e batata gratinada, ambos acompanham perfeitamente o Louis Latour Marsannay 2018

Classificado entre os Top 100 da revista Wine Spectator em 2008 (com a safra 2005), este Borgonha é produzido exclusivamente com uvas de Marsannay, a comuna que marca a “porta norte” da Côte d’Or a partir de Dijon, capital da Borgonha e casa dos Duques da Borgonha. Os vinhos de Marsannay são geralmente vívidos e robustos, características influenciadas pelo solo rico em ferro. Marsannay recebeu status de AOC recentemente, em 1987.

Para finalizar a noite, uma harmonização inusitada: Moelleux ao chocolate, com calda de chocolate e sorvete de baunilha com o vinho fortificado da Espanha, Solera 1847 Jerez Cream, elaborado com as variedades Palomino Fino e Pedro Ximénez.

L’Épicerie / Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho / Fone: 41 3044 4744 / 41 9 9698-6390 (reservas após às 16h) www.lepicerie.com.br

Valor: R$ 186 por pessoa + serviço

Facebook: facebook.com/lepiceriecuritiba/

Instagram: @lepiceriecuritiba