O Sudoeste paranaense e Extremo-Oeste de Santa Catarina têm uma longa tradição na produção de carne suína. Só o município de Barracão estão 500 pequenos e médios produtores, conforme levantamento do Sebrae. Exatamente em Barracão, tríplice fronteira do Paraná, Santa Catarina e Argentina, o empreendedor e investidor André Santin lançou a startup SANTAN, que abastece o mercado nacional de suínos produzidos na região.
A marca fez parceria com a Cia Tradicional, um dos maiores grupos de restaurantes e bares do País. A SANTAN integra os cardápios especiais para a comemoração de 25 anos do Bar Original, na capital paulista.
Para a data, Fred Trindade, chef da marca, desenvolveu o LEITÃO À MODA DA CASA com Leitão SANTAN cozido lentamente e depois pururucado, servido com arroz de ervas, couve rasgada e vinagrete de abacaxi com pimenta biquinho. O prato é o carro-chefe da marca paranaense pois resume todos os seus predicados tipicamente brasileiros.
A novidade é a forma como a marca está sendo construída. A visão do investidor foi fundamental no desenho da cadeia produtiva em que todos os envolvidos ganham financeira, tecnológica e comercialmente. “Faremos com que a produção de nossos parceiros chegue às mesas de qualquer lugar do Brasil em um dia, levando a carne mais saudável e saborosa que existe ao consumidor mais exigente”, afirma Santin.
Ganha-ganha
Com uma pequena redes de produtores locais, a Santan fornece aos parceiros os filhotes de leitões, a estrutura necessária para criação, a assistência técnica exigida para assegurar a produção premium dos animais criados soltos no sistema de rodízio em pequenos piquetes com vegetação nativa e com alimentação natural à base de hortigranjeiros, sem o uso de rações ou soja. Deste modo, o produtor traz de volta o modo tradicional de produção que assegura suínos mais saudáveis e, consequentemente, mais saborosos.
A SANTAN, por sua vez, se responsabiliza pelo controle de qualidade dos processos e serviços, certificação dos produtos, auditoria externa dos processos de gestão e garantia de recompra. “Todos ganham. O produtor ganha muito mais do que ganharia no mercado e ainda tem a certeza da recompra no curto prazo, pois criaremos animais pequenos. Vamos manter o bem estar dos leitões, com salas de maternidade, sistema de engorda do animal livre, maior exposição ao sol, que evita a erosão do terreno e ajuda a elevar o valor agregado do produto final”, disse Santin.
“Proteína que tem menos gordura entremeada em suas fibras, a carne suína é magra, saudável e, quando bem preparada, mais saborosa. Não é à toa que ela é a carne mais consumida no mundo”, comenta Santin.
Sustentabilidade
Além do modelo econômico socialmente sustentável e das técnicas focadas no bem-estar animal — que também integram total higiene sanitária e controle de saúde veterinária feito por especialistas em zootecnia —, a mesma filosofia inspirada pela tradição norteia práticas de sustentabilidade ambiental.
Os processos modernos de produção adotam usos sustentáveis de recursos naturais, com o emprego de energia limpa e renovável e do princípio de reciclagem total, resultando em um modelo de “descarte zero” de resíduos. O sistema de criação dos animais também exclui o uso de agrotóxicos e gera menor erosão do solo, reduzindo os impactos sobre o meio-ambiente.

Consumo consciente
A adoção de modelos sustentáveis alinha a SANTAN às visões e preocupações dos consumidores que, além de alimentos de altíssima qualidade, frescor e valor nutricional, procuram empresas com as melhores práticas de responsabilidade social e ambiental — tudo verificável por meio de selos de qualidade e auditoria de certificadoras independentes.
Além da preocupação com escolhas mais saudáveis — ampliada pela recente tendência de aumento da alimentação em casa —, quem seleciona produtos de alta qualidade também está mais atento aos impactos de seus comportamentos de consumo.
Dessa forma, a empresa alia a experiência de um produto com diferenciais únicos de qualidade e autenticidade a valores caríssimos ao consumidor consciente e interessado em resgatar um modo de vida mais responsável, equilibrado e conectado às raízes e ao desenvolvimento local.
Centro de experiência gastronômica
O embrião SANTAN está em Barracão, no sudoeste do Paraná, e está em pleno desenvolvimento. Na Vila SANTAN, um centro de experiência gastronômica funcionará com cozinha profissional, onde os chefs de cozinha podem vivenciar de forma ampla a experiência SANTAN.
Hospedados na vila, eles visitam os produtores para conhecer os métodos e processos da marca, escolher os animais que pretendem usar para suas criações e ter uma verdadeira imersão na cultura da região.
Mesmo antes de o projeto estar finalizado, o verdadeiro espírito SANTAN ganha identidade neste local. Desde junho, a área — que terá a cozinha, espaço de eventos e quatro bangalôs para hóspedes da SANTAN — tem recebido os primeiros visitantes.
Também em Barracão funciona o centro de operações da empresa. A fazenda é polo de pesquisa, produção e criação — inicialmente de leitões, a partir de matrizes selecionadas e controladas por especialistas. Posteriormente, implementando também o desenvolvimento da criação de patos e galinhas.
Espaço de eventos em Curitiba
Em Curitiba, a empresa instalará um espaço gastronômico dentro do SPOT 105. Este é o mais novo centro de eventos da cidade. Na área reservada para a SANTAN serão recepcionados chefs para eventos fechados, mas dos quais o público de alta gastronomia poderá degustar receitas elaboradas com os produtos SANTAN.
Mercado Municipal de SP
Completará a estrutura da SANTAN uma loja própria no Mercado Municipal de São Paulo, que oferecerá experiência gourmet com produtos da marca num cardápio simples de petiscos, uma sede administrativa e de atendimento aos clientes, incluindo consumidores finais, chefs e restaurateurs, também na capital paulista.
Linha de produtos
A linha de produtos SANTAN será desenvolvida pelo chef Fred Trindade. Ele é responsável pelo avanço da gastronomia mineira aliada a produtos orgânicos e biodinâmicos. Foi proprietário de um dos principais restaurantes do Brasil, Trindade e responsável pela restruturação e reposicionamento do Tragaluz, em Tiradentes/MG.
Logística
As carnes, embaladas a vácuo na cidade de Barracão, chegarão às cozinhas no mesmo dia, tanto na capital paranaense como nas principais cidades da região Sul e Sudeste do país — garantindo o frescor valorizado pelas principais tendências recentes da alta gastronomia. Isso graças ao transporte aéreo com Cesna Gran Caravan, adquirido pela empresa, com capacidade de transportar até 1,5 tonelada por viagem.
fotos Everton Antoniolli