Era uma vez…

A partir de 1 de julho, quem passar em frente ao Centro Cultural Teatro Guaíra vai se surpreender. A fachada do Guairão receberá a exposição “Caminhos do Encantamento”, que marca o lançamento oficial do Festival de Teatro Infantil “Era uma vez…Eram duas, eram três”.

Neste ano, em função da pandemia, as apresentações serão online. A mostra ficará em cartaz até o dia 30 de julho. A produção é da Montenegro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem apoio da Associação dos Amigos do HC.

Os figurinos foram feitos com materiais reciclados e fazem releituras dos personagens Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Bruxa do João e Maria, Madrastas, Fadas e o Pé de Feijão. Sustentabilidade, reuso e ressignificação de materiais estão presentes no trabalho do figurinista e artista visual Gustavo Krelling, que assina a criação. “Em minha proposta flerto sempre com as artes visuais, principalmente a performance. Essas questões, por sua vez, propõem ao espectador reflexões sobre o que está vendo em cena – materiais inusitados, texturas e novas possibilidades. Acredito que dessa maneira ampliamos a discussão do espetáculo em seu aspecto visual”, afirma.

Cinderela

Volume, cores, formas e texturas também podem ser discutidos no traje para a exposição. A riqueza está na diversidade de estilos, com resultados inusitados, criativos e de cunho autoral. Peças feitas com material que pode ganhar outra chance em expressão e estilo, evitando o descarte prematuro. 

Para essa exposição, o figurino da Cinderela por exemplo, que tem como objeto icônico o sapato, será produzido inteiro com restos de couro de sapatos que iriam para o lixo. Os retalhos de restos são costurados em um vestido de baile. João e Maria, João Pé de Feijão, são outros personagens que receberão figurinos nesta mesma proposta.

ESPETÁCULOS  – A partir do dia 10 de julho, os espetáculos serão gravados no palco do Teatro Bom Jesus, cumprindo os protocolos de segurança e prevenção a disseminação da covid-19.

As gravações terão plateia diferenciada, formada por bonecos dos personagens pintados por pacientes do programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), da Associação dos Amigos do HC e terão suas transmissões na plataforma Hotmart (www.hotmart.com) . 

João e o Pé de Feijão

A estreia online para o público será no dia 15 de julho com a obra Cinderela.  A partir desta data, quem adquirir o ingresso poderá assistir ao vídeo da peça em alta qualidade com duração de 40 minutos de onde quiser, independente de horário, e ficará disponível até fevereiro de 2022. Na sequência acontecem as seguintes exibições: João e Maria (19.08), Chapeuzinho Vermelho (30.09) e João e o Pé de Feijão (28.10).

As produções têm leituras contemporâneas dos clássicos com linguagens que refletem temas cotidianos de pais e filhos. “Cada peça traz uma possibilidade diferente, de música e visual, construção da dramaturgia.  Minha direção caminha para conectar o mundo da criança com o do adulto. Essa questão do teatro infantil ser para as crianças e para os pais também é uma das principais com as quais me preocupo quando escrevo. Quem leva a criança para o teatro? O diálogo das cenas não é unilateral, somente para os pequenos, o foco também está nos pais”, disse Tiago Luz, diretor cênico do festival.

Amigos HC – A contrapartida social desse projeto é em parceria com a Associação dos Amigos do HC, que ficará com a renda integral da bilheteria, além de apresentações exclusivas aos pacientes do Dedica, programa de enfrentamento à violência infantil mantido pela associação, oficinas criativas e de contação de histórias.

Chapeuzinho Vermelho

Ainda como parte do projeto, a construção de um novo espaço de leitura nas instalações do Dedica está prevista para ser entregue no segundo semestre. Escolas públicas também vão receber apresentações dos espetáculos, que devem atingir um público total de 5.000 mil pessoas, entre alunos e professores.

A venda de ingressos para o espetáculo Cinderela será pela plataforma Hotmart (www.hotmart.com)  . Os ingressos podem ser adquiridos em duas modalidades: Cinderela (ingresso digital dá acesso para assistir ao vídeo da peça + 1 livreto digital de atividades “Brincando com a Cinderela” para download ou impressão) – R$25,00 / CINDERELA – COMBO (ingresso digital + 1 mini almofada da Cinderela, que será enviada por correio para o endereço informado no cadastro do comprador com frete já incluso   + 1 livreto digital de atividades “Brincando com a Cinderela” para download ou impressão) – R$60,00.

Com essa terceira edição, o festival deverá ultrapassar 10 mil espectadores.  “Gerar valor aos produtos culturais é a fórmula de sustentabilidade de um segmento tão sensível as oscilações da política e economia. Ao nos colocarmos como parte da máquina, gerando empregos, renda, impactos sociais e de imagem, garantimos a continuidade das produções artísticas”, afirma Carolina Montenegro, diretora da empresa, que já aprovou e executou mais de 80 projetos.

Patrocínio: Credipar, Fertipar Fertilizantes, Cattalini, Jaguáfrangos, Tecnolimp, RDP Petróleo, Servopa, Engepeças, Trützschler, Elejor, Sanepar, Banco Digimais, PASA (Paraná Operações Portuárias), Ravato, Greca Asfaltos, Impress The Decor Company, Nórdica, Quasar, Ítalo Supermercados, Magnetron Componentes Elétricos

Apoio: Teatro Bom Jesus, Teatro Guaíra, Tutu Ateliê de Sapatilhas, Kromossomos Estranhos, Espaço Fantástico das Artes, Padaria América, Atelie Miniart

Datas das exibições pela plataforma hotmart (www.hotmart.com):
Cinderela – a partir de 15 de julho

João e Maria – a partir de 19 de agosto

Chapeuzinho Vermelho – a partir de 30 de setembro

João e o Pé de Feijão – a partir de 28 de outubro