“Um grande livro de um grande autor!” É assim que o escritor mineiro Luiz Ruffato, um dos mais respeitados nomes da literatura brasileira contemporânea, define “Pacto”, no Prefácio que assina da obra, quarto livro e terceiro romance de ficção do jornalista e escritor Roberto Nicolato.
Ruffato é o convidado de Roberto Nicolato para o evento online “Conversa Entre Escritores”, em 24 de abril, a partir das 17 horas, pelo instagram @nicolatoroberto. A live com Luiz Ruffato encerra o Ciclo de Eventos Online de Lançamento de “Pacto”, iniciados em 28 de março.
Nicolato, nas palavras de Ruffato, tem “amplo domínio de técnicas narrativas, investigação formal, primorosa recriação de ambiente e de linguagem, rápidas e eficazes mudanças de foco narrativo, construção de personagens fascinantes e empáticos”.
“Trata-se de um ajuste de contas com o passado, não só dos personagens principais – Júlio, Anna e Gabriel –, mas da história do Brasil, algo que, aliás, só as grandes narrativas conseguem, essa ultrapassagem do individual para o coletivo”, afirma Luiz Ruffato na apresentação sobre “Pacto”.
O livro é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Prefeitura Municipal de Curitiba, e do Ministério do Turismo (MTur), com o apoio da Lei Aldir Blanc. Ilustrações assinadas por Robson Vilalba e projeto gráfico do Estúdio Thapcom, além do prefácio por Luiz Ruffato.
Primeira obra do escritor publicada exclusivamente em eBook, pode ser baixado gratuitamente a partir do linktree do escritor linktr.ee/nicolatoroberto
“‘Pacto’ é um livro que comecei a escrever em 1996. Trabalhei nele por 25 anos. Ele fala de juventude, história, liberdade, mas principalmente de independência – que é um tema muito importante para mim”, assinala Roberto Nicolato. A respeito do bem comentado e surpreendente final de “Pacto”, o escritor revela: “Ele não existia em suas primeiras versões, mas, ao trabalhar na obra para sua finalização, percebi que era um caminho natural que chegasse a este fim, que alguns consideram triste, mas é como tinha de ser. A literatura não é sobre finais felizes, isso é para as novelas”.
“PACTO”: TRECHO DA APRESENTAÇÃO, POR LUIZ RUFFATO
“Júlio é um personagem fascinante, que, com sua aparente indiferença, movimenta afetivamente os outros dois – enquanto Gabriel, ainda que às vezes soe ingênuo e autêntico, já antecipa equivocadas escolhas futuras. O trio funciona bem, tendo Anna como vértice – ancorada em sua simpatia, amor pela vida, e certeza quanto ao que virá.
Juntos, os três amigos enfrentam a repressão policial, conhecem as drogas, frequentam bares, participam de eventos culturais, deparam com a dor do aborto e com a tragédia da morte – no caso, de Sávio, amigo que desaparece depois de uma grande manifestação estudantil contra a ditadura militar e cujo corpo é achado de forma inesperada. E, aqui, ressalte-se, a primorosa recriação do ambiente e a ressurreição de gírias há muito sepultadas.
Ao chegar o fim daquele ciclo – quando, formados, cada um tem que dar rumo às suas carreiras –, os três amigos firmam um pacto: encontrar-se novamente na passagem do milênio, daí a vinte anos, no Rio de Janeiro. É nessa reunião, não mais de três jovens galgando os degraus do futuro, mas de três adultos que já percorreram metade da escada, que se define o romance de Nicolato. O balanço inclui mágoa e ressentimentos, além de uma revelação terrível, que levará a um desfecho trágico. Um grande livro de um grande autor!” —
Evento Online “Pacto”:
- Conversa Entre Escritores com Luiz Ruffato e Roberto Nicolato
Quando: 24/4
Horário: 17 horas
Onde: instagram @nicolatoroberto
Acompanhe “Pacto” – Canais Digitais:
Linktree: linktr.ee/nicolatoroberto
Instagram: @nicolatoroberto
Perfis Facebook: @nicolatoroberto
@nicolatoescritor