Na contramão da retração que a pandemia provocou no ensino superior – adiando a decisão de iniciar um curso por parte dos estudantes -, uma área apresentou crescimento: a das especializações, com destaque para os cursos ligados à saúde. Diante da alta demanda por profissionais habilitados para enfrentar os desafios da covid-19, a oferta de cursos a distância cresceu, atraindo um público com mais autonomia para aprender e menos tempo para estudar.
Na opinião de Adriana Karam, reitora do Centro Universitário UniOpet, as pessoas passaram a lidar melhor com as plataformas tecnológicas e se habituaram a usá-las como ferramenta de aprendizagem. “Mais familiarizados com o ensino remoto, os estudantes buscam capacitação a distância e os cursos voltados para os profissionais da saúde estão entre os mais procurados. No UniOpet, são 15 especializações abertas em 2021 apenas nessa área, além de cursos de direito, negócios e educação.”
A demanda crescente por prestação de serviços de saúde faz com que essa área esteja em destaque em empregabilidade no Brasil. De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o balanço anual de janeiro a dezembro de 2020 revelou um saldo positivo de mais de 110 mil empregos abertos no setor.
O relatório Empregos em Alta do LinkedIn analisou as categorias de carreiras que tiveram o maior crescimento em contratações entre abril e outubro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. Um dos exemplos da alta demanda na saúde são as contratações de enfermeiros de terapia intensiva, que registraram um aumento recorde de 820% em relação a 2019, de acordo com o LinkedIn.
No mês de abril deste ano, a Prefeitura Municipal de Curitiba abriu vagas para contratar 613 profissionais da saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus esta é a segunda vez que o município abre o PSS para a contratação dos profissionais de enfermagem.
Para os profissionais da saúde, as opções do UniOpet vão desde especializações em gestão até as mais variadas áreas que ganharam mercado com a pandemia, como infectologia, saúde do idoso e terapia intensiva. Os cursos se destinam a profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, bioquímica e biomedicina.

“Além dessa proximidade dos estudantes com a tecnologia, as instituições de ensino também se reinventaram e passaram a oferecer plataformas online mais amigáveis, com um amplo suporte técnico e pedagógico. Percebemos que estamos atraindo estudantes de um grupo que, antes da pandemia, talvez não considerasse o EAD como uma possibilidade real e interessante”, diz.
De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) analisados pelo Instituto Semesp, entidade representativa de mantenedoras do ensino superior, o setor registrou um crescimento de 9,5% do segundo trimestre de 2019 para o de 2020, de 1,2 milhão para 1,3 milhão de alunos. Além disso, o mercado tende a remunerar melhor quem se qualifica mais. Outro dado do Semesp é que profissionais com pós-graduação têm rendimento até 150% maior.
“Investir em uma especialização ou MBA faz com que o profissional se mantenha na trilha da formação continuada e isso é muito valorizado no mercado de trabalho. A maioria dos graduados já tem essa consciência e busca novos cursos voltados ao mercado. Nesse cenário de restrições sociais, os cursos de EAD despontaram como oportunidade de aprendizado”, completa Adriana.
O UniOpet está com inscrições abertas para 35 cursos de pós-graduação nas mais variadas áreas do conhecimento (saúde, direito, educação e negócio). Todos os cursos são no formato EAD e valorizam a autonomia do acadêmico, ou seja, o aluno consegue fazer tudo pela plataforma sem a necessidade de ir ao campus ou de assistir aula presencial. As aulas ficam disponíveis na plataforma e cada um pode assistir de acordo com o seu melhor horário. Os cursos têm duração média de 10 meses, com cargas horárias variadas.
Mais informações no site https://www.posuniopet.com.br/
Portfólio de cursos UniOpet:
Escola de Saúde
Auditoria da Gestão dos Serviços de Enfermagem – 400 horas
Auditoria da Gestão dos Sistemas de Saúde – 360 horas
Biomecânica da Atividade Física e Saúde – 360 horas
Bioquímica e Fisiologia da Nutrição – 360 horas
Enfermagem Clinico-Cirúrgica – 400 horas
Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte – 400 horas
Enfermagem em Infectologia – 360 horas
Enfermagem em Ortopedia e Traumatologia – 400 horas
Enfermagem em Pediatria e UTI Pediátrica e Neonatal – 400 horas
Enfermagem em Pós-operatório em Cirurgia Plástica – 400 horas
Enfermagem em Saúde do Idoso e Gerontologia – 360 horas
Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva – 360 horas
Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto – 400 horas
Fisioterapia Dermatofuncional – 400 horas
Fisioterapia Estética – 400 horas
Escola de Direito:
Direito Civil – 360 horas
Direito de Família – 380 horas
Direito Processual Civil – 360 horas
Escola de Educação:
Docência do Ensino Superior – 360 horas
Educação e Novas Tecnologias – 400 horas
Neuroeducação – 360 horas
Especialização em Metodologia da Educação Bilingue – 400 horas
Escola de Negócios:
Gerenciamento Ágil de Projetos – 400 horas
MBA em Coaching – 360 horas
MBA em Gestão de Clínicas e Consultórios – 400 horas
MBA em Gestão de Investimentos – 400 horas
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – 360 horas
MBA em Gestão Hospitalar – 400 horas
Auditoria Bancária – 400 horas
MBA em Redes Sociais – 400 horas
Psicologia Organizacional – 360 horas
MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional – 400 horas
MBA em Gestão Estratégica em Transporte Rodoviário de Cargas – 400 horas
MBA Executivo em Gestão de Negócios – 400 horas
MBA Governança, Risco e Compliance – 400 horas