O jornalista e escritor Roberto Nicolato lança neste domingo, dia 28, a partir das 17 horas, em plataformas digitais, o quarto livro, “Pacto”, selecionado pelo Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério do Turismo, com apoio da Lei Aldir Blanc.
A obra abrange os anos 1970 a partir de recursos de flashbacks e expressões de época. Ilustrações assinadas por Robson Vilalba e projeto gráfico do Estúdio Thapcom.
“Pacto” será lançando em plataformas digitais, primeira obra do escritor publicada exclusivamente em eBook. A publicação faz retrato de uma geração de jovens idealistas e revolucionários no fim dos anos 1970, durante o regime militar.
O prefácio da obra, terceiro livro de ficção do autor, é assinado pelo premiado escritor Luiz Ruffato. “’Pacto’, que o leitor tem agora em mãos, de alguma forma sintetiza as duas obras anteriores. Trata-se de um ajuste de contas com o passado, não só dos personagens principais – Júlio, Anna e Gabriel –, mas da história do Brasil, algo que, aliás, só as grandes narrativas conseguem, essa ultrapassagem do individual para o coletivo”, disse Ruffato.
Além de Pacto, o autor publicou em 2013 “A caminhada ou O homem sem passado” (Editora Blanche), seu livro de estreia, e “Do outro lado da rua” (Kotter Editorial, 2015). Em paralelo à sua consistente produção em romances de ficção, Roberto Nicolato, mineiro radicado em Curitiba, lança voo também nas asas da poesia. Finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2020, na categoria Poesia, publicou em 2020 seu primeiro livro de poemas, “Pequeno tratado do amor e da natureza” (Kotter Editorial).
Nicolato já prepara o lançamento de seu segundo livro de poemas: “A noite sem tempo”, foi premiado no Concurso Outras Palavras, realizado pelo governo do Estado do Paraná. O novo livro será publicado pelo governo do Estado também neste ano de 2020.
Professor com trajetória acadêmica nas áreas de Comunicação, Jornalismo e Letras, Roberto Nicolato é organizador da obra “Teorias do Jornalismo” (Intersaberes, 2019).
“Pacto”, quarto livro e terceiro romance de ficção de Roberto Nicolato, é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Prefeitura Municipal de Curitiba, e do Ministério do Turismo (MTur), com o apoio da Lei Aldir Blanc.
MAIS SOBRE ROBERTO NICOLATO
Mineiro da Zona da Mata, radicado em Curitiba desde 1987, Roberto Nicolato é escritor, jornalista e professor. Com Doutorado e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi finalista do prestigiado Prêmio Off Flip de Literatura 2020, na categoria Poesias, sendo que seu poema “Desejos” será publicado em coletânea pelo selo, no próximo mês de abril. Também em 2020, Roberto Nicolato foi premiado no concurso Outras Palavras, do governo do Estado do Paraná, com a coleção de poemas “A noite sem tempo”, a ser publicada em 2021. Além de “Pacto”, a ser lançado em março de 2020 pela Fundação Cultural de Curitiba e Ministério do Turismo com apoio da Lei Aldir Blanc, é autor dos romances “A caminhada ou O homem sem passado” (Blanche Editora/2013) e “Do outro lado da rua” (Kotter Editorial/2016), do livro de poesias “Pequeno tratado do amor e da natureza” (Kotter Editorial/2020) e organizador do livro “Teorias do Jornalismo” (Editora Intersaberes/2019).
Lançamento em 28 de Março
Download “Pacto”: http://bit.ly/LivroPacto
Linktree: linktr.ee/nicolatoroberto
Instagram: @nicolatoroberto
Perfis Facebook: Roberto Nicolato/Escritor
Roberto Nicolato