PastryLab: um novo olhar sobre o doce

Doces contemporâneos criados a partir das memórias afetivas dos proprietários. Esta é a proposta da PastryLab, que abre as portas nesta semana em Curitiba.

O projeto, dos sócios Gustavo Lorenzon e Beto Motter, surgiu durante a pandemia no modelo de atendimento take away (vendas de produtos para serem retirados na loja).

O conceito dos doces criados pelo chef Gustavo Lorenzon, mistura técnicas da pâtisserie tradicional à moderna. “Temos uma linha fixa de doces, porém sempre haverá lançamentos de coleções em datas comemorativas, além das experiências que aparecerão no cardápio pontualmente”, disse.

Negócios na pandemia – PastryLab surgiu durante os meses da pandemia como reflexão dos dois sócios que empreendem há 20 anos à frente do Indra Catering.

A doceria adotou procedimentos de biossegurança com planejamento da loja em atendimento de balcão.

A fim de garantir o distanciamento entre atendentes e clientes, foi adotado o uso de luvas para manipulação dos alimentos, máscaras em tempo integral e higienização constante das superfícies com álcool 70.

Na entrada da loja há um tapete com solução desinfetante para os calçados e todos os doces seguem em embalagens descartáveis recicláveis.

Linha de produtos

Jar Pie Choco Caramel / Massa leve com calda suave de Amaretto, cremoso de caramelo com flor de sal e cremoso de chocolate Belga. Inspirada nas tortas “molhadas”, geladas e cremosas da infância do chef, com roupagem e combinação de sabores mais séria e elaborada: menor dulçor, maior presença do cacau, o contraste do doce e do salgado.    

It’Smores / Inspirado no Smores americano ( biscoito salgado/doce tipo cracker, um pedaço de chocolate e um Marshmallow recém tostado em fogueira).

Esta versão é uma tarte de biscoito integral salgado/doce, ganache de chocolate belga ao leite com amendoim e domus de marshmallow maçaricado. Frio já é delicioso, mas foi pensado para ser aquecido antes de comer.

Americana / Faz dobradinha com o It’Smores. O milho doce, a aveia e o açúcar mascavo combinados.

Tarte Lichia / Vem da lembrança de um pé de Lichia que a família do chef tinha em casa. “Minha mãe adorava a fruta. Quando pequeno eu achava o gosto esquisito. Hoje sou encantado pelo paladar leve e floral que ela proporcionada. Neste doce  faço uma combinação de um creme de lichia com purê de morangos, ganache de pistache e morangos frescos, com cobertura de chocolate belga”.

Partly Cloudy / Inspirado no céu curitibano. Mimetiza uma nuvem cinza. “Quando há 25 anos atrás vim morar em Curitiba, achava o céu demasiadamente melancólico. Hoje não consigo encarar uma sequência muito grande de dias ensolarados sem achar que eles me forçam a uma alegria artificial”. Composição leve e aerada de camadas com maracujá, manga e coco. 

PastyLab / Rua Bispo Dom José 2193 – Batel / 41 3077 9777

Instagram @pastrylab.br  

www.pastrylab.com.br (em breve)