Música árabe no Ônibus da Cultura

O repertório do projeto Ônibus da Cultura desta semana promove uma viagem no tempo com influências orientais.

Um dos destaques da interpretação é a solista Myria Tokmaji, refugiada síria radicada em Curitiba. Ele toca o Qanun, instrumento de cordas que é considerado um dos mais antigos do mundo.

Nascida em Aleppo, cidade da Síria arrasada pela guerra, Myria Tokmaji está em Curitiba há sete anos. Junto com toda a família veio recomeçar a vida no Brasil.

Ela é especialista em tocar o Kanun, ou Qanun, instrumento com 78 cordas, cuja origem remonta ao século X. O exótico e encantador som que emite conquistou logo na primeira audição a fundadora da orquestra Ladies Ensemble, Fabiola Bach Akel, que a conheceu num concerto solo na cidade.

O novo vídeo gravado pela orquestra feminina Ladies Ensemble está disponível nas redes sociais. Elas interpretam o tema árabe-andaluz “Magaya”.

A performance foi gravada com cada integrante tocando de casa. Com a pandemia, esta orquestra formada exclusivamente por mulheres tem criado vídeos para as redes sociais do Ônibus da Cultura, projeto do qual integram elenco.

O público pode assistir de forma gratuita  no Instagram (@onibusdacultura), Facebook @onibusdacultura e Youtube (@solardorosariocuritiba).

Pesquisa e fusão

Depois de muita pesquisa, uma vez que a escala musical do Kanun é bem diferente dos instrumentos ocidentais, Myria foi integrada às Ladies.

O resultado é uma fusão musical que mistura a tradição erudita da orquestra curitibana com a World Music. “É um encontro musical de diferentes povos”, afirma Fabiola.

“A faixa escolhida para este vídeo também ressalta isso. A Andaluzia, na Espanha, ficou sob domínio mouro por quase 800 anos. Com isso, a influência oriental é muito grande. Magaya é um tema tradicional muito bonito e que nos remete aos tempos medievais e a heranças culturais de grande força”.

O Ônibus da Cultura é um projeto do Solar do Rosário, espaço cultural privado de Curitiba. São dois veículos do transporte público adaptados como unidades culturais móveis.

Juntos, os ônibus percorriam todos os bairros da cidade. Com a pandemia, as atividades presenciais foram suspensas, mas o projeto segue divulgando gratuitamente pela web.

A iniciativa tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.