Designer brasileira vende peças na Bélgica

Depois de fechar por um período devido à pandemia de Coronavírus, a galeria Arte Quadra, em Arlan, na Bélgica, voltou a abrir as portas este mês. Entre os artistas que têm produtos à venda na loja da galeria está a designer brasileira Renata Romanó.

São peças delicadas em prata, porém com presença forte e design minimalista e geométrico.

A oportunidade de comercializar peças no país europeu é fruto da participação da designer no des Créateurs, evento do Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean, na cidade de Luxemburgo, em dezembro de 2019.

Renata foi a única selecionada brasileira a integrar o mix de marcas do evento, que reúne apenas produtos handmade. “Mesmo num momento tão atípico estamos colhendo os frutos dos contatos que fizemos no evento, no qual o espírito, agora mais do que nunca, é a valorização do feito à mão”, diz Renata.

PeçasREnataRomanó2

As joias trazem como referências o que aprendeu no curso de Design de Carros em Firenze, ícones da arquitetura como Le Corbusier, a escola Bauhaus a peças geométricas  da  Cartier.

Usando ouro, prata e pedras naturais, Renata está à frente de todas as etapas do processo, do desenho e execução até a venda.

O trabalho orgânico e autoral pode ser visto no Instagram @renataromanojoias.

galeriaFachada

Perfil – Formanda em Design de Carros, pela Universitá Degli Studi di Firenze, Renata Romanó trabalhou na Secretaria de Moda de Florença e participou do projeto para a criação da boneca Barbie para a edição especial em homenagem a Caterina de Medici. Em sua estada italiana esteve também na produção das feiras Pit Uomo e Pit Bimbo.

De volta ao Brasil, trabalhou na chegada das Lojas Coppel ao país, sendo responsável pelas compras de acessórios femininos da rede mexicana no território brasileiro. Em seguida, começou a produzir acessórios artesanalmente, fazendo peças com ladrilhos e couro.

Em 2016, passou a estudar ourivesaria com o intuito de criar algumas peças que facilitariam a execução do que já produzia, mas acabou descobrindo um caminho irresistível no processo reflexivo e exclusivo da joalheria artesanal. Renata já participou de três edições do Joiarte, evento criado em Curitiba e que reúne designers de joias autorais.