Um dos maiores players do mercado de combustíveis do Brasil, o Grupo Potencial, que tem planta de biodiesel na cidade da Lapa, no Paraná, dedicou parte do expediente para contribuir com o controle da disseminação do novo coronavírus, através da elaboração e envase de seis mil litros de álcool glicerinado 80%.
Subproduto da fonte de energia renovável, a glicerina refinada da Potencial representa a maior produção deste item no país, com mais de um terço da produção nacional.
Graças a glicerina bidestilada produzida pela Potencial Biodiesel, o Grupo conseguiu elaborar um item de primeira necessidade, imprescindível para o combate da Covid-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde do Brasil.
De acordo com Robson Antunes, gestor de qualidade da usina paranaense de biodiesel, a empresa seguiu à risca as orientações gerais para produção de formulações antissépticas alcoólicas, que atendem a situação de emergência de saúde pública internacional.
“Temos um produto, a glicerina, que destaca uma qualidade hidratante que, quando usada no álcool evita o ressecamento da pele, assim como a rápida evaporação do produto. Em virtude dessa característica, nosso álcool glicerinado potencializa a eficiência na higienização”, garante.
Segundo Luciana Hammerschmidt Wolff, gerente de marketing do Grupo Potencial, o álcool não faz parte da cadeia produtiva da companhia, mas como a intenção de ajudar era maior, o Grupo driblou esse impeditivo e produziu o álcool glicerinado.
“Já iniciamos a distribuição de Álcool 80% Glicerinado da Potencial. Fazem parte da nossa lista, hospitais, instituições sociais e comunidades carentes. Até o momento, a Rede Família Voluntária, programa do Governo do Estado do Paraná, os hospitais Pequeno Príncipe, Marcelino Champagnat, Angelina Caron, Cajuru e o Lar de Idosos da Lapa já retiraram a doação na sede da empresa, localizada no município de Araucária. Quem também se beneficiou com a iniciativa foram os colaboradores do Grupo”.
Luciana acrescenta que a responsabilidade social sempre fez parte da cultura da Potencial. “Há anos contribuímos ativamente, via Lei de Incentivo, com hospitais e outras entidades da área de saúde. No entanto, agora estamos diante de uma inigualável crise sanitária e nossa indústria pode produzir um item essencial para a prevenção do coronavírus”, ressalta a gerente.
“Nossa empresa sempre produziu e distribuiu energia e, agora, entendemos que a energia que podemos doar está relacionada à saúde e, por isso, estamos contentes por ajudar na prevenção daquilo que entendemos ser o pilar mais importante da vida de um ser humano”, afirma a gerente.