Higienização interna de carros

Com a correria do dia a dia, os carros acabam virando uma espécie de segunda casa. E como toda casa, caso não seja limpa, ela terá acúmulo de alimentos, bebidas ou objetos jogados para lá e para cá.

O problema é que os automóveis são ambientes fechados, o que facilita a proliferação de bactérias.

De acordo com pesquisadores da área de ciência biológica e química da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, existem cerca de 700 bactérias e organismos vivos dentro dos veículos para cada 6,45 cm².

O número de bactérias é dez vezes maior do que as encontrados em banheiros públicos. Para evitar problemas de saúde, os motoristas podem seguir algumas dicas simples.

“Basta utilizar um pano úmido com água e sabão em todas as superfícies em que botamos as mãos, como painel, volante, alavanca de câmbio, porta-luvas. Para os bancos, a dica é preparar uma mistura que não faça espuma. Quem tiver aspirador também pode fazer uma limpeza geral toda semana para tirar resíduos de pó e restos de alimento. O lixo também deve ser retirado diariamente e os tapetes batidos todos os dias e lavados com água e sabão. São cuidados básicos que deixam o carro seguro até mais agradável”, disse Luciana Gomes, gerente da Porto Seguro no Paraná.

Mas vale lembrar que se o carro tem ar-condicionado e não recebe manutenção há mais de seis meses, é necessário agendar uma limpeza profissional. “Caso o ar-condicionado não tenha recebido manutenção há um tempo e não seja possível no momento, a dica é andar com as janelas abertas, pois isso faz o ar circular”, recomenda Gomes.

Veja dicas rápidas para a limpeza no interior do carro

1.       Limpar volante, painéis e alavanca de câmbio – com um pano úmido, limpar todas as superfícies em que geralmente colocamos as mãos. Lembre-se de usar uma solução com água e sabão, pois álcool gel pode danificar algum material no carro.

 2.       Bancos – o ideal também é usar água e sabão, mas caso o banco seja de tecido, a solução não pode fazer espuma.

3.       Tapetes – bater diariamente o tapete e lavá-los na mangueira ou tanque, com água e sabão. Se o tapete for carpete, basta utilizar uma escova úmida. O carpete, entretanto, demora mais para secar.

4.     Vidros – por dentro, utilizar produtos específicos para limpeza de vidros. Já na parte externa, o ideal é impermeabilizá-los em algum estabelecimento particular.

5.       Geral – é preciso fazer uma limpeza geral no estofamento, retirar o lixo e passar aspirador em todo o veículo, pelo menos uma vez por semana. Isso elimina o acúmulo de sujeira e evita a proliferação de bactérias.