Mil máscaras para o HC

Em meio ao cenário de proliferação da Covid-19, nesta quinta-feira (23), o Mercado Municipal de Curitiba fez uma doação de mil máscaras do tipo face shield para o Hospital de Clínicas.

“Esse gesto é um agradecimento ao empenho dos profissionais da saúde na luta contra a proliferação do Coronavírus em nossa cidade”, disse Mário Shiguemitu Yamasaki, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba.

Ele, junto ao vice-presidente Cleverson Augusto Schilipacke, entregaram as máscaras ao médico do serviço de Cirurgia Geral do HC,  Antônio Carlos Rosa de Sena. O material será usado por médicos, enfermeiros, assistentes, auxiliares de limpeza, camareiras, copeiras da instituição.

O modelo face shield funciona como uma barreira física, já que possui uma proteção de acrílico que cria um escudo na frente do rosto de médicos e enfermeiros, evitando que eles recebam pequenas partículas na face e dificultando o ato natural de levar às mãos ao rosto. Apesar de não ser imune à contaminação da Covid-19, as máscaras podem ser higienizadas com soluções específicas que eliminam o vírus e, em seguida, reutilizadas.