Chá, um super aliado da saúde

Uma xícara de chá é ótima companhia para quem busca manter a saúde e as defesas do organismo em dia. Hábito milenar, a infusão de folhas que pode ser ingerida quente ou fria, é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, e tem propriedades cada vez mais estudadas pela ciência.

Antes de tudo, uma explicação: chás são as preparações feitas a partir da planta Camellia sinensis, rica em substâncias antioxidantes como os polifenóis, que atuam na prevenção da hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares. Estão nessa categoria o chá verde, branco, preto, vermelho (pu erh), azul (oolong) e matcha.

Infusões extraídas de outras ervas, especiarias, flores ou frutas, embora não sejam chamadas tecnicamente de chá, também apresentam benefícios.

Dois bons exemplos são a erva-mate, originária da América do Sul, rica em cafeína e em vitaminas, e o rooibos, arbusto sul-africano livre de cafeína e aliado de quem pratica atividade física graças à propriedade isotônica.

Cinco benefícios ao alcance da xícara:

Imunidade – pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que a L-teanina, substância presente no chá, alcança um efeito positivo no fortalecimento do sistema imunológico contra possíveis ataques virais ou bacteriológicos.

Outro composto do chá verde chamado EGCG aumenta o número de células reguladoras que estimulam a atividade imunológica. Além disso, um estudo do National Agriculture and Food Research Organization, do Japão, mostrou que os compostos do chá verde têm efeitos para amenizar os sintomas da rinite e problemas respiratórios.

Hidratação  – Quase todos os chás e infusões são excelentes para manter o organismo hidratado. A água é principal componente do nosso corpo, representando até 60% do peso de um adulto. Além de ajudar a manter a temperatura corporal, é fundamental para o funcionamento do cérebro e de órgãos como os rins e o fígado.

Vitaminas – A lista de vitaminas dos chás é extensa e depende dos componentes de cada mescla, mas uma coisa é certa: uma xícara é uma fonte riquíssima delas. O segredo é você escolher folhas sempre fresquinhas e aromáticas.

Polifenóis – O nome é complicado, mas os benefícios que eles proporcionam são inúmeros. Todos os chás contêm polifenóis, que melhoram os níveis de concentração e energia, previnem a aterosclerose e o diabetes, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Relax e bem-estar – o objetivo é reduzir o estresse e acalmar o ambiente, escolha as opções sem teína, a substância estimulante da Camellia sinensis. O rooibos é uma excelente alternativa para quem quer deixar a ansiedade lá fora. Ele pode ser consumido a qualquer hora do dia e por qualquer pessoa, inclusive gestantes, lactantes e crianças.

É tempo de ficar em casa – Maior e mais especializada rede de chás gourmet do Brasil com mais de 130 opções de mesclas, a Tea Shop se une aos esforços contra a pandemia do novo coronavírus. Um serviço especial está entregando as encomendas na casa do consumidor, que também podem ser feitas pelo site www.teashop.com.br.

www.teashop.com.br/momento-de-se-cuidar.

 foto Isadora Heimig