Instituto Legado dobra número de vagas

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Legado Semente, programa de mentoria gratuita dedicado a startups com propósito de impacto socioambiental.

Em 2020 a iniciativa do Instituto Legado de Empreendedorismo Social será ampliada e terá o dobro de vagas da primeira versão, quando cinco iniciativas foram beneficiadas com modelo de incubação do Vale do Silício.

A oportunidade é válida para projetos de todo Brasil. Os interessados têm até 23 de março para submeter a candidatura.

O processo seletivo para o Legado Semente – Ano 2020 será online e exclusivo para startups com propósito social e/ou ambiental. São consideradas startups empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com alto potencial de escalabilidade e rápido crescimento, através do uso da tecnologia.

Uma das exigências do edital é que a startup esteja em desenvolvimento, tendo superado a fase de ideação. Também é vetada a participação de iniciativas vinculadas ao poder público ou a partidos políticos.

O registro jurídico não é obrigatório. No ato da inscrição, os empreendedores sociais deverão gravar um pitch de um a dois minutos, contendo informações sobre o problema socioambiental resolvido, a solução oferecida, o impacto esperado e a equipe envolvida.

As aprovadas terão acesso a mentorias, assessorias e capacitações de abril a outubro de 2020, com encontros quinzenais e totalmente gratuitos. As atividades são presenciais, em Curitiba. O custo com transporte e hospedagem – no caso de organizações de outras localidades – é de responsabilidade do participante.

O objetivo é acelerar as iniciativas para que possam viabilizar sua expansão de impacto positivo de forma financeiramente sustentável. Os participantes também serão submetidos a bancas avaliadoras periódicas, com a premissa de acompanhar o amadurecimento dos negócios de impacto, além de serem conectados com reais investidores do setor e obter possibilidades concretas de captação.