Passe bem no Natal e Ano Novo

Christmas cookies

Para muitos, a gastronomia é um dos pontos altos das festas de fim de ano. Uma preocupação a mais para os pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, que estão em dieta de emagrecimento e os cardiopatas.

É comum nesta época o mal-estar, causado pelo excesso de comida e bebida e os exercícios físicos feitos de maneira errada, principalmente, embaixo de sol forte. Ninguém quer de presente quilinhos a mais ou algum problema mais sério e nem perder os dias de festas em família.

Para não comprometer as comemorações e encontrar o equilíbrio, seguem algumas dicas preparadas pelo cirurgião bariátrico do Hospital São Vicente, Antonio Carlos Rosa Sena, pela nutricionista Elisabete Elza Porfirio e pelo cardiologista do Hospital São Vicente, Rubens Zenóbio Darwich.

  1. A mastigação para quem faz dieta de emagrecimento e para quem passou pela cirurgia bariátrica é muito importante, pois auxilia na saciedade. Já para quem é operado, comer devagar evita desconforto gástrico, a sensação de entalar e até mesmo vômitos. Coma devagar, corte os alimentos em pequenos pedaços e coloque pouca quantidade na boca, assim você consegue mastigar mais vezes.
  2. Não esqueça de incluir algum tipo de salada e ou fruta no seu prato.
  3. Não vá a uma festa ou confraternização com fome. Portanto, não fique mais de 4 horas sem comer e faça um lanche antes de ir, por exemplo, uma fruta ou iogurte light.
  4. As sobremesas e os doces são tentações e, claro, preparações deliciosas e que podem ser consumidas desde que você tenha moderação. Para quem fez bariátrica, escolha as frutas se estiver com vontade de provar um docinho e tente evitar os doces com muito açúcar e gordura, porque sempre existe o risco de ter a síndrome de Dumping.
  5. Água: cuide da sua hidratação.  Procure beber água durante o dia e lembre-se da regra: beber líquido 30 minutos antes das refeições e 40 a 50 minutos após as refeições, isso para não atrapalhar a digestão dos alimentos. Quem fez bariátrica dificilmente consegue beber líquido durante a refeição, mas é sempre bom estar atento.
  6. Evite sempre os petiscos que antecedem a refeição principal, essa dica é de ouro para quem fez bariátrica. O motivo não é apenas pelo valor calórico desses alimentos (canapés, torradas, pães, amendoim, oleaginosas, queijos e frios etc) mas porque após a cirurgia, o estômago está menor e quando chegar o momento de jantar ou almoçar, já estará saciado e o resultado será que não vai conseguir provar a refeição principal.
  7. Se está em tratamento para emagrecer ou passou pela cirurgia bariátrica, esteja consciente de que a vida segue no mesmo ritmo, porém mais saudável. Não se cobre e nem se pese todos os dias. Lembre-se de manter os bons hábitos adquiridos após a cirurgia bariátrica, ou seja, coma alimentos ricos em fibras, monte um prato colorido e não pule refeições.
  8. Estejaatento aos sinais. Alguns sintomas podem ser indicativos de que algo está errado com o coração: Cansaço e falta de ar ao realizar algum esforço que não apresentava antes; Dores no peito – tipo um aperto espalhado que erradia para o braço esquerdo, para a mandíbula e para o pescoço – independente da intensidade que pode ser forte ou fraca, o que importa é a característica dos sintomas, que podem significar que alguma artéria pode estar com obstrução. Principalmente se os sintomas aparecerem com uma duração que passe dos 20 minutos,é importante procurar um Pronto Atendimento.
  9. Maus hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo também são fatores que tornam necessária a visita a um cardiologista, pois podem ser negativos à saúde do coração.Vale lembrar que, para controlar a pressão, algumas dicas são importantes: reduza o consumo de sal; faça exercícios físicos regularmente; não fume e evite o consumo excessivo de álcool; cuide de sua qualidade de vida, evitando o estresse; e faça uma revisão antes das férias com seu cardiologista, principalmente no caso de histórico familiar da doença”.
  10. E, por último e mais importante, comemore! Seja feliz, grato e aproveite as festas para conversar, rir e rever amigos ou familiares. Não pense apenas na comida, bebida ou em virar o super atleta do final de semana, não se torture. Saboreie a vida e os seus resultados positivos com prazer e alegria. Boas festas!