Festival de Curitiba 2020

O maior festival de artes cênicas da América Latina – chega à 29ª edição em 2020, mantendo o mote “Festival para Todos”, evidenciando a pluralidade, os diferentes tipos de públicos, o conjunto de gêneros artísticos e, principalmente, as várias vertentes do teatro e das artes.

Com cerca de 400 atrações, a produção anunciou as datas do festival para 2020, que ocorrerá de 24 de março a 5 de abril.

A abertura será no dia 24 de março, no Teatro Guaíra. A curadoria da Mostra Oficial, a curadoria será mantida pelos atores, dramaturgos e diretores Guilherme Weber e Márcio Abreu, que estão selecionando 30 espetáculos.

“Esta curadoria é um projeto contínuo de pensamentos, que tem na edição de 2020 o seu quinto ano. Continuaremos com a extinção das fronteiras entre gêneros artísticos, como dança, teatro, música e performance, evidenciando o que existe de melhor na área”, explicam os curadores.

O Fringe, mostra aberta, sem o crivo da curadoria do evento, em que companhias de teatro, circo, música e dança de várias partes do Brasil e de dezenas de outros países participam por meio de inscrições voluntárias, bateu recorde de interesse de participação para a nova edição.

Segundo a coordenadora do Fringe, a produtora Carol Scabora, a edição de 2020 está com recorde de acessos no site. “Tivemos 556 usuários no site do Fringe com interesse de cadastros, dicas e informações de participação. Foram números super satisfatórios”, comenta a coordenadora.

As mostras para as famílias, como o Guritiba e o MishMash, estão confirmadas. O Risorama, que lançou o projeto itinerante pelo país, passando por oito cidades de seis estados, reunirá os maiores nomes da comédia nacional. “Em 2020 teremos vários nomes de peso nos palcos do Risorama. Já têm muitos humoristas me procurando pedindo para participar. E gente de nome grande! O público vai gostar”, disse o curador da mostra, o humorista Diogo Portugal.

O Gastronomix, a quermesse da alta gastronomia, que também passou a ser itinerante pelo Brasil, confirma a edição em 2020 nos gramados no Museu Oscar Niemeyer. “Na edição de 2020 queremos trazer muita tendência da gastronomia e, principalmente, aqueles nomes de destaque que os curitibanos tanto querem conhecer de perto”, explica o curador, o Chef Celso Freire.

A abertura das bilheterias está programada para a primeira quinzena de fevereiro.

Festival de Curitiba 2020 / 24 de março a 5 de abril / https://festivaldecuritiba.com.br/
Facebook – @fest.curitiba
Instagram – @festivaldecuritiba
Twitter – @fest_curitiba