Eva Zaïcik faz única apresentação em Curitiba

Uma das vozes mais reconhecidas de sua geração, a cantora lírica francesa Eva Zaïcik faz única apresentação em Curitiba, em 24 de outubro (quinta-feira).

A mezzo soprano sobe ao palco do Auditório Regina Casillo, às 20h, acompanhada pelo pianista Marco Bernardo.

No ano passado, conquistou o Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, um dos mais tradicionais para cantores líricos no mundo. O evento tem entrada gratuita. Os ingressos já podem ser retirados no Solar do Rosário, no escritório Casillo Advogados ou no local, duas horas antes do espetáculo.

A turnê de Eva Zaïcik tem patrocínio das empresas Peróxidos do Brasil, Coimpa e Fundação BNP Paribas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Eva fez ainda apresentações solo, tanto de música clássica quanto de música contemporânea.

Interessada em diálogos transculturais, formou o projeto “Ensemble Lunaris” com dois amigos, com os quais lançou sua primeira gravação, “Exode(s)” em 2014. Já se apresentou em diversas cidades pelo mundo, além de Paris em sua terra natal, passou ainda por Madrid (Espanha), Londres (Inglaterra) e Seul (Coreia do Sul).

O repertório destaca três grandes nomes da música clássica, os também franceses Hector Berlioz, Claude Debussy e Georges Bizet. O programa da noite foi denominado “Femmes Amoureuses” (“mulheres apaixonadas”). De Debussy, foram selecionadas “Ondine (Préludes, Deuxième livre, VIII)” para piano, “Trois Chansons de Bilitis” e “Canope (Préludes, Deuxième livre X)” para piano. Já de Berlioz, ela interpreta “Les Nuits d’été, op. 7”.

No encerramento, Eva cantará  “Habanera (L’amour est un oiseau rebelle)” e “Séguidille (Près des remparts de Séville)”. Estes são dois dos mais conhecidos momentos do primeiro ato da ópera Carmen. A “Habanera” foi uma das peças escolhidas por Eva Zaïcik para sua apresentação na etapa final do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica.

Chega agora ao Brasil para sua primeira turnê. Além de Curitiba, se apresenta ainda em Florianópolis, São Paulo e Manaus.

Marco Bernardo é natural de São Paulo. Egresso de uma família de músicos, se diplomou em música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Por duas décadas desenvolveu intensa atividade como regente de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador dos principais cantores eruditos e populares brasileiros, em especial nas “Vesperais Líricas” do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2012 e em 2015 Marco Bernardo foi o pianista das apresentações brasileiras de cantoras líricas premiadas no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica – as coreanas Haeran Hong e Sumi Hwang e a belga Jodie Devos, sopranos.