Fotografia resgata memória de família

Há quatro anos, o fotógrafo e publicitário Lex Kozlik iniciou uma pesquisa biográfica e genealógica da imagem de seus antepassados.

Nascia Projeto Caçadores de Memórias que, na concepção de Kozlik, não é somente resgatar fotografias guardadas nas caixas de sapato ou em álbuns de família, mas também a história de seus ancestrais.

“As fotografias deste projeto foram encontradas em álbuns de família e caixas de sapato, que me foram confiadas na maioria das vezes com suas respectivas histórias, que me tornaram mais que um guardião de memórias”, disse Kozlik.

O Projeto Caçadores de Memórias leva a uma história mais aprofundada da família, trazendo a possibilidade de conhecer parentes que as pessoas que somente são conhecidas pelas histórias contadas. É o que aconteceu com o fotógrafo quando mergulhou em seu Projeto Caçadores de Memórias. “Muitos dos que estão nas imagens eu tão pouco conheci, como por exemplo a minha avó materna, que faleceu enquanto eu ainda estava na barriga de minha mãe. Outros eu tive o prazer de conviver muito, como o meu pai, que faleceu no inverno do último ano, marcando minha memória com um dos acontecimentos mais profundos da minha vida”, afirma.

A Oficina de Fotografia Caçadores de Memórias gratuita acontece nesta terça-feira, 27 de agosto, às 14 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), em Curitiba. Lex avisa que quem quiser participar deve levar fotografias antigas da família.

Outra oportunidade também é assistir a palestra gratuita sobre o processo criativo do fotógrafo e o Projeto Caçadores de Memórias na quarta, 28 de agosto, também no MIS. Os dois eventos integram a exposição “Imagem, Memória e Infância, que acontece no MIS-PR até 13 de outubro.

A oficina e a palestra são gratuitas, mas os interessados devem se inscrever previamente. Para se inscrever é preciso enviar o nome completo, idade e um parágrafo falando sobre você e seus interesses, para o email  educativomis@seec.pr.gov.br. E para conhecer melhor o projeto veja o site www.cacadoresdememorias.com.br