Banda Lyra comemora 37 anos 

Conhecida por animar eventos da administração municipal, a Banda Lyra Curitibana está completando 37 anos de carreira. Para comemorar a data, o grupo musical fará um concerto aberto ao público nesta quarta-feira (31), às 20h, na Capela Santa Maria. Os interessados devem comparecer ao local um pouco antes do início do espetáculo.

A apresentação terá no repertório 11 composições do músico brasileiro Pixinguinha – autor do célebre chorinho Carinhoso – e a participação de dois músicos convidados: os irmãos Éverson Moraes  (trombone) e Aquiles Moraes (trompete), do Rio de Janeiro.

“Os dois pesquisam o gênero musical e adaptaram os arranjos para a nossa banda”, disse o presidente do grupo, Egon Diego Bispo da Silva. Trompetista, Silva é filho do ex-integrante da Banda Lyra Orestes Bispo da Silva, que tocava o mesmo instrumento.

A Banda Lyra surgiu em 1 de junho de 1982 e foi declarada de utilidade pública em 20/4/1990. Desde sua formação, é composta por 18 músicos – cada um dedicado a um instrumento. Diferente do início da carreira, quando era formada predominantemente por militares aposentados como o pai de Silva, atualmente ela conta com músicos civis.

Além das apresentações de rotina, há 15 dias os músicos ensaiam para a apresentação de aniversário. No programa estão Lamentos, O Gato e O Canário e Carinhoso, ao lado de outras criações de Pixinguinha – e o Hino de Curitiba, que não pode faltar nos eventos oficiais.

A apresentação tem duração de uma hora, fora o tempo destinado ao “bis”. Segundo Egon Silva, o público também costuma pedir músicas como New York, New York e sucessos do cantor Roberto Carlos.

Concerto de aniversário da Banda Lyra / dia 31 / 20h / Capela Santa Maria  (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro) / Entrada franca