José Alexandre Saraiva lança Labiata

Épico nordestino a viajar pelas mais recônditas paragens do mundo onde nasceram Graciliano Ramos, Lampião, Ariano Suassuna, João Cabral de Mello Neto, Hermeto Pascoal, Jorge Amado, Augusto dos Anjos e outros gênios das letras e do cancioneiro nacional, a obra De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru, do escritor, jornalista e advogado José Alexandre Saraiva, terá novos eventos de lançamento em Curitiba e em Foz do Iguaçu.

O primeiro será nesta terça-feira (30), na Livraria Curitiba do Shopping Estação, no centro da capital, a partir das 19h. Dia 13/08, a sessão de autógrafos será no Centro de Letras do Paraná, também em Curitiba.

E no dia 23 de agosto o lançamento acontece na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí Palladium, em Foz.

O relato, que Saraiva, pernambucano radicado em Curitiba, chama de “minirromance desmontável”, é recheado de referências aos ícones artísticos das localidades por onde vai passando o protagonista Derinho, personagem que conduz o leitor pelo sertão, brejo e matas nordestinas.

Labiata é o nome de uma orquídea rara que brota pela caatinga e, na obra, empresta seu nome à cidade de Panelas – um recanto serrano na zona do agreste pernambucano, quase na divisa com Alagoas, onde Saraiva nasceu e palco da Guerra dos Cabanos na década de 1830.

A obra tem ilustrações em xilogravuras do conceituado artista e cordelista pernambucano J. Borges e traz, ainda, um CD com músicas próprias do autor e de artistas convidados. Xotes, frevos, choros, baiões, maracatus e mazurcas servem de trilha sonora para o livro e conversam perfeitamente com a narrativa.

Curitiba: 30 de julho, terça, a partir das 19h, na Livraria Curitiba do Shopping Estação

13 de agosto, terça, a partir das 19h, no Centro de Letras do Paraná – Rua Professor Fernando Moreira, 370 – Centro

Foz do Iguaçu: 23/08, sexta, a partir das 19h, na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí Palladium