Metodologia Montessori no Colégio Sion

Em uma conversa com pais e educadores na atualidade, é cada vez mais comum ouvir referências ao método pedagógico montessoriano. Os pais manifestam crescente interesse em matricular seus filhos, crianças ou jovens, em instituições de ensino que tragam em sua proposta preceitos da educadora italiana Maria Montessori, que concebeu o método no século 20, há mais de 110 anos.

Elevam também para casa várias diretrizes da filosofia Montessori, além de brinquedos e móveis, como a chamada “caminha Montessori”, inspirados em suas orientações.

Considerado um dos pioneiros a adotar a Metodologia Montessori, o Colégio Sion Curitiba atua com esta filosofia há mais de 50 de seus 113 anos de fundação, completados neste mês de junho.

Referência no tema, o Colégio passou a dar cursos  para educadores sobre a Metodologia Montessori. O Curso Montessori de 3-6 Anos, por exemplo, contempla em seu currículo módulos que vão desde a filosofia montessoriana até a direção da instituição de ensino e a famosa aplicação do Método Montessori à matemática.

“Ficamos muito contentes em constatar que a pedagogia inspirada em Maria Montessori está se difundindo em todo o mundo. Esta sempre foi uma filosofia vanguardista, e que encontrou seu tempo em convergência com a contemporaneidade”, enfatiza Juliana Pedroso, diretora de comunicação e marketing do Colégio Sion Curitiba e membro do Conselho Diretor do Colégio Sion Curitiba.

PILARES MONTESSORIANOS

  1. Autoeducação: em um ambiente adequado, o aluno pode desenvolver habilidades e conhecimentos diversos.
  2. Educação como ciência: a educação pode evoluir e ser melhorada a partir da observação constante de sua aplicação.
  3. Educação Cósmica: o aluno compreende a si mesmo como parte integrante do universo.
  4. Ambiente Preparado: a criança e o jovem se desenvolvem melhor em ambientes preparados para sua atuação, onde possam agir com independência, naturalidade e liberdade.
  5. Adulto Preparado: um adulto preparado, seja o educador, sejam os pais, confia na criança e no jovem e estimula suas capacidades dando-lhe caminhos e observando como se desenvolvem
  6. Criança Equilibrada: alcançar e manter o equilíbrio natural da criança, respeitando o que Maria Montessori chamou de seu “guia individual”, é um objetivo importante da metodologia montessoriana.

Site: www.sioncuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/sioncuritiba

Instagram: @sioncuritiba