Uma das diferenças entre a geração de crianças de hoje e as do passado é que elas passam muito mais tempo em ambientes fechados, seja por conta da segurança ou da interação com os dispositivos eletrônicos.
Mas se depender do Ekôa Park, parque ecológico em Morretes (PR), a criançada terá muitos bons motivos para curtir as férias cercada pela natureza.
Além das atividades permanentes – projeção 180º, trilhas temáticas e imersivas, oficinas, arvorismo e tirolesa – este será o último final de semana com programação especial de férias de julho.
No Curumim, área infantil destinada às crianças menores, o parque montou uma estação de jogos e brincadeiras típicas da infância ao ar livre: corda, corrida de saco, peteca, queimada, cabo de guerra e outros jogos educativos. São momentos estimulantes para brincar, pular e se exercitar livremente.
No Tekôa, área de aprendizado sobre bioconstrução e permacultura, as crianças também poderão plantar, fazer colagens, pinturas com tintas e pigmentos naturais e bolhas de sabão.
Outra novidade do Tekôa é um laboratório de curiosidades e experimentações. A ideia é apresentas as crianças mais detalhes o nosso bioma, a biodiversidade da Mata atlântica, curiosidades sobre os solos, a importância da floresta viva, o ciclo da água, e tantas outras informações essenciais para o nosso dia a dia neste planeta. Tudo com monitores especializados nesses temas.
Oficina – O futuro do planeta depende dos nossos filhos, por isso eles precisam aprender a apreciá-lo. Pela primeira vez, o Ekôa Park promove a Oficina de Vestígios da Fauna.
Nesta oficina, destinada a crianças entre 7 e 13 anos, os participantes são convidados a estudar a fauna através da identificação das pegadas por uma importante metodologia: a confecção de moldes de gesso, a mesma utilizada pelos cientistas. Além de uma introdução sobre a importância do bioma e da fauna silvestre da Serra do Mar, as crianças receberão um kit com pó de gesso, mexedor, água, um recipiente para fazer a mistura e um guia de identificação de pegadas. A divisão em grupos ajuda na socialização fazendo com que as crianças aprendam a trabalhar juntas.
A oficina tem a duração de uma hora e os pais poderão aproveitar o parque a sua maneira neste período em que as crianças estiverem imersas nesta divertida tarefa de investigação!
27 e 28 de julho / Vivência com monitores, das 15h às 16h30 / Oficina de Vestígios da Fauna (domingo), Jogos ao ar livre (sábado) / Para crianças a partir de 7 anos (até 6 anos acompanhadas dos pais