Alimentação saudável e a dentição

Uma dentição saudável, com a presença de dentes brancos e sadios, pode ser alcançada através de uma alimentação balanceada e muito saborosa. Especializado em odontologia estética, Cristian Higashi explica que alguns alimentos e hábitos simples e diários de higiene cada vez mais se mostram como a “fórmula” para uma boca saudável.

Segundo ele, não basta apenas querer ter dentes brancos e investir em clareamentos estéticos, mas é necessária disciplina, dedicação e mudança nos hábitos alimentares.

“É no dia a dia que construímos os hábitos em nossas vidas. Os alimentos saudáveis e indicados para a saúde podem ser encontrados em abundância na natureza e nas prateleiras dos supermercados. Desta maneira temos melhor qualidade de vida e ainda uma dentição branquinha”, afirma.

Alguns parceiros dos dentes brancos são:

Brócolis: contêm ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. Além disso, por serem crocantes, estimulam a produção de saliva, ajudando a diminuir as manchas nos dentes.

Espinafre: Rico em fibras faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo salivar. Estudos mostram que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados.

Pepino: Promove a produção salivar que, combinada com as fibras dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias.

Morango: Morangos in natura são um prato cheio para quem quer manter os dentes brancos. A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.

Maçã: Por ser fibrosa, limpa os dentes a cada mordida, além de estimular o fluxo salivar.

– Incentive seu filho desde pequeno a comer frutas.

– O limão tem poder adstringente e bactericida. Além de eliminar as bactérias da boca, ele ajuda a acabar com o mau hálito.

– Evite ao máximo dar às crianças refrigerantes e sucos de caixinhas. Essas bebidas são ricas em açúcar e podem causar cáries. Priorize água, chás ou sucos naturais, sempre sem açúcar. Bolachas e salgadinhos costumam ter um alto teor de açúcar, sódio e gordura e baixo teor nutritivo.  

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Bigorrilho, Curitiba (PR)

http://www.ki.odo.br/